O Papa Francisco teve uma noite tranquila no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, onde está internado desde 14 de fevereiro devido a papa-francisco-passa-mais-uma-noite-estavel-no-hospital/” title=”Vaticano informa: … Francisco passa mais uma … estável no …”>uma pneumonia bilateral. Segundo o boletim divulgado pelo Vaticano na manhã desta terça-feira (25), o pontífice conseguiu descansar e apresenta sinais de leve melhora em seu quadro clínico, embora ainda permaneça em estado crítico.
Condições clínicas do Papa Francisco
De acordo com a Santa Sé, o Papa descansou bem durante a noite e não houve registros de crises respiratórias asmáticas desde o último sábado (22). Além disso, alguns exames laboratoriais indicaram melhora nos parâmetros avaliados. No entanto,o quadro geral do pontífice continua delicado. Ele enfrenta uma insuficiência renal inicial leve e precoce, que está sob controle médico.
Transfusões e anemia
O papa também precisou receber transfusões de sangue após os exames apontarem baixa contagem de plaquetas - elementos essenciais para a coagulação sanguínea – associadas à anemia. Essas complicações reforçam a complexidade do tratamento que ele vem recebendo no hospital.
Histórico da internação
Francisco, com 88 anos, foi inicialmente diagnosticado com bronquite ao ser internado no dia 14 de fevereiro. Posteriormente,sua condição evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. Na noite do dia 20, uma tomografia revelou que ele desenvolveu pneumonia bilateral.
Internações anteriores
Esta é a quarta vez em quatro anos que o papa é hospitalizado. A primeira ocorreu em julho de 2021 para cirurgia devido à diverticulite; depois veio outra internação por bronquite infecciosa em março de 2023; e mais recentemente em junho daquele ano por risco de obstrução intestinal.
Prognóstico e cuidados médicos
Até o momento não há previsão para alta hospitalar. A Santa Sé informou que Francisco permanecerá internado pelo “tempo necessário” até ter condições seguras para retornar ao seu lar. uma das principais preocupações dos médicos é evitar que os germes das vias respiratórias entrem na corrente sanguínea do pontífice e provoquem sepse – reação grave causada pela infecção generalizada no organismo.
Atividades durante a internação
Apesar da situação delicada da saúde do papa, ele tem mantido bom humor e cumprido algumas atividades dentro do hospital. Na segunda-feira (24), recebeu a Eucaristia pela manhã, trabalhou à tarde e fez contato telefônico à noite com o pároco da paróquia da Sagrada Família em Gaza como forma de demonstrar sua proximidade paternal.
Vigília pela saúde do papa no Vaticano
No mesmo dia (24), centenas de fiéis se reuniram na Praça São Pedro para realizar uma vigília dedicada às orações pela recuperação do pontífice. O evento foi conduzido pelo cardeal Pietro Parolin, considerado a segunda autoridade mais importante dentro da hierarquia vaticana.
Durante essa celebração pública foi entoado o hino salve Rainha como forma simbólica de apoio espiritual ao Papa Francisco neste momento difícil.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!