O Vaticano informou nesta terça-feira (11) que o Papa Francisco passou mais uma noite tranquila no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, onde está internado para tratamento de pneumonia bilateral. O pontífice, de 88 anos, permanece com quadro estável e apresenta leves melhoras graduais, mas ainda necessita continuar o tratamento hospitalar devido à complexidade da infecção.
Hospitalização do Papa Francisco
Desde 14 de fevereiro,o Papa Francisco está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli. Inicialmente diagnosticado com bronquite, seu quadro evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. No dia 20 do mesmo mês, uma tomografia revelou a presença de pneumonia bilateral que afeta ambos os pulmões.
Condição clínica e acompanhamento
Na noite de segunda-feira (10), a Santa Sé comunicou que a saúde do pontífice segue estável com pequenas melhoras diárias. Apesar da gravidade da infecção e das complicações associadas ao seu estado clínico delicado, Francisco mantém bom humor e tem cumprido parte das suas atividades dentro do hospital.Na segunda-feira ele participou virtualmente dos exercícios espirituais da Quaresma e realizou momentos de oração após receber a eucaristia na capela do hospital.
Histórico das internações
Esta é a quarta vez em quatro anos que o Papa é hospitalizado - também sendo esta sua internação mais longa até agora. em 2021 ele passou por cirurgia para tratar diverticulite; em março deste ano foi internado por bronquite infecciosa; já em junho enfrentou risco de obstrução intestinal que demandou cuidados médicos.
Vigília pela saúde do papa no Vaticano
Diariamente centenas de fiéis se reúnem na Praça São Pedro para realizar vigílias pela recuperação do pontífice. Em resposta à comoção popular, Francisco gravou uma mensagem agradecendo as orações: “Agradeço, de todo coração, as orações que fazem pela minha saúde da Praça [de São Pedro]. Os acompanho daqui. Que deus os abençoe e que a Virgem os proteja”, disse ele com voz fraca e ofegante.
Conclusão
O acompanhamento constante reforça a importância dos cuidados médicos especializados diante da complexidade clínica apresentada pelo Papa Francisco neste momento delicado. A comunidade católica segue unida em oração enquanto aguarda novas atualizações sobre sua recuperação.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de manaus e região!