Na tarde deste sábado (19), uma forte chuva atingiu a Região Metropolitana de São Paulo, com maior intensidade nas cidades do ABC Paulista. Em apenas duas horas, diadema e Santo André registraram volumes de chuva que correspondem a mais de 74% da média mensal esperada para o mês. A Defesa Civil estadual emitiu alertas e mantém o monitoramento das áreas de risco devido aos impactos causados pelas chuvas.
Volume expressivo de chuva no ABC Paulista
conforme previsto por institutos de meteorologia, a região enfrentou um volume significativo de precipitação.O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estadual apontou que Diadema acumulou 84 mm e Santo André 79 mm em apenas duas horas, representando respectivamente 80% e 74% do total esperado para todo o mês.
Transbordamentos e alagamentos em Diadema
Em Diadema, os córregos Ribeirão Capela, Piraporinha Casa Grande e Ribeirão dos Meninos transbordaram devido ao volume elevado da água. Isso provocou alagamentos em diversas vias importantes como as avenidas Casa grande,Conceição,Fábio Eduardo ramos e Ulisses Guimarães. Além disso,houve invasão d’água em estabelecimentos comerciais como uma farmácia local e motos foram arrastadas pela correnteza nas ruas afetadas.
Monitoramento da Defesa Civil e ocorrências registradas
A Defesa Civil segue atenta às condições climáticas adversas na região. Além dos alagamentos já mencionados, foram confirmados deslizamentos nos bairros jardim Zaíra e Castelo Branco. Apesar dos danos materiais registrados nessas localidades do ABC Paulista,não há relatos até o momento sobre feridos ou pessoas desabrigadas.
Alertas para outras regiões próximas
O órgão também estendeu os alertas preventivos para outras áreas consideradas vulneráveis no estado como Alto Tietê, Bertioga, Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba. Na capital paulista especificamente entre as 15h50 às 17h42 foi mantido estado de atenção pelo CGE nos bairros Ipiranga, Jabaquara e Cidade Ademar devido à instabilidade meteorológica que se deslocava rapidamente do interior para o leste paulista.
Impactos no transporte ferroviário causados pelas chuvas
O intenso volume pluviométrico comprometeu ainda os serviços ferroviários na região metropolitana. A linha 7-Rubi ficou paralisada entre as estações Campo Limpo Paulista até Botujuru das 15h50 até início da noite daquele dia; nesse período a circulação foi mantida somente em dois trechos isolados com acionamento do sistema Paese para atendimento aos passageiros afetados.
Interrupção na Linha 10-Turquesa
Na Linha 10-Turquesa houve interrupção entre Prefeito Saladino e Capuava por conta do alagamento dos trilhos localizado em Santo André. Até as 17h30 foram contabilizados pelo Corpo de Bombeiros um total aproximado de:
- 68 chamados relacionados a alagamentos
- 9 chamados referentes à queda de árvores
- 9 chamados envolvendo deslizamentos ou desmoronamentos
Esses números refletem a gravidade das condições enfrentadas durante esse episódio climático intenso no ABC Paulista.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
