A Justiça do Amazonas determinou a suspensão do desconto de R$ 0,48 aplicado na tarifa do serviço de estacionamento rotativo Zona Azul em Manaus. A decisão, solicitada pela empresa Tecnologias de Trânsito da Amazônia – SPE Ltda., foi proferida pelo juiz Paulo de Brito Feitoza, da 4ª Vara da Fazenda Pública. Com isso, o valor da tarifa volta a ser R$ 3,98 por hora, a partir de 1º de agosto de 2025. A Prefeitura de Manaus anunciou que vai recorrer da decisão.
O diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Elson Andrade Ferreira Júnior, lembrou que o desconto vigorava desde dezembro de 2022, fruto de um acordo firmado entre a Prefeitura e a concessionária.
“Elson destacou que, durante esse período, a Ageman cobrou melhorias da concessionária, acionando-a sempre que identificava necessidades para garantir mais qualidade e ampliar o acesso ao serviço,” afirma.
Entre as melhorias implementadas no Zona Azul nos últimos anos, Elson destacou a ampliação das formas de pagamento, que agora incluem cartão de crédito, débito e Pix, disponíveis diretamente no aplicativo atualizado, com os monitores, pelo site e nos pontos de venda. A Ageman também ampliou o Serviço de Atendimento ao Cliente, com postos no Centro e no Vieiralves, suporte via WhatsApp e implantação de QR Code nas placas de identificação, facilitando o acesso ao serviço.
Outra medida conquistada pela Ageman junto à concessionária foi a concessão de gratuidade para moradores do Centro Histórico de Manaus que não possuem garagem, benefício regulamentado por lei aprovada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Assim como em outras capitais brasileiras, o serviço Zona Azul tem contribuído para melhorar a mobilidade nas áreas comerciais do Centro e do Vieiralves, democratizando o acesso às vagas por meio da rotatividade. Atualmente, 78% da frota veicular da capital amazonense usa o Zona Azul, totalizando 643,2 mil placas cadastradas. O serviço conta com 3.917 vagas no Centro e 1.300 no Vieiralves.
Elson ressalta que a Ageman fiscaliza o serviço diariamente, com equipes que atuam presencialmente nas ruas e também monitoram o sistema on-line.
A agência reforça que, caso o usuário tenha problemas não solucionados pela concessionária, pode acionar a Ouvidoria da Ageman pelos canais oficiais: WhatsApp 98842-2919 e 98410-3247, ou pelo telefone 0800-092-3511.
Leia mais
Zona Azul é notificada por falta de sinalização em vagas para PcDs em Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱