Secretários de saúde de 53 municípios do Amazonas e 20 prefeitos do interior estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (11) com o senador Omar Aziz (PSD-AM), em Manaus, para discutir estratégias de fortalecimento da gestão pública em saúde. O encontro resultou na criação de um grupo de trabalho técnico responsável por sistematizar propostas e diretrizes voltadas a um plano estratégico de longo prazo.
Durante a reunião, os gestores municipais apresentaram demandas regionais e compartilharam experiências bem-sucedidas no enfrentamento de desafios locais, traçando um panorama coletivo das necessidades mais urgentes. A proposta central foi a construção de um plano de Estado — e não apenas de governo — com foco na regionalização dos serviços, no fortalecimento da atenção básica e na valorização das boas práticas já em curso nos municípios.
“Esse é um movimento que rompe com uma tradição política enraizada no Amazonas, onde os diálogos se dão apenas entre políticos. Agora, são os segmentos que estão sendo ouvidos”, afirmou o senador Omar Aziz, ao destacar o caráter técnico da iniciativa. Segundo ele, a proposta é abrir um canal direto com os gestores que atuam na ponta da execução das políticas públicas.
Escuta qualificada
Omar Aziz ressaltou que a iniciativa representa uma “escuta qualificada”, permitindo que as soluções sejam construídas a partir do conhecimento acumulado nos territórios. “É uma construção coletiva, com base no conhecimento dos municípios, que têm muito a contribuir para o planejamento do futuro”, completou.
O evento também contou com a presença da secretária estadual de Saúde, Shádia Fraxe, e com a participação remota do senador Eduardo Braga (MDB-AM), que defendeu a articulação entre os entes municipal, estadual e federal para a formulação de políticas públicas sustentáveis para a região.
Próximos passos
Este foi o primeiro de uma série de encontros temáticos que o senador Omar Aziz pretende promover com gestores de diversas áreas, como educação, assistência social e setor produtivo. Pré-candidato ao governo do Amazonas, Aziz afirmou que a expectativa é consolidar, até o início de 2027, um documento de referência com propostas estruturantes, respeitando os papéis de cada esfera de governo dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
A proposta é organizar uma agenda colaborativa, levando em consideração as diferentes realidades socioeconômicas e geográficas do estado, com foco em ações contínuas e de longo prazo.
*Com informações da assessoria (HM)
Leia mais:
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱