sábado, janeiro 10, 2026
InícioAmazonasPolíticaSão Paulo: Pré-candidato Marçal sob investigação por risco à vida em escalada

São Paulo: Pré-candidato Marçal sob investigação por risco à vida em escalada

O pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), está sob investigação da Polícia Civil desde 2022 por supostamente colocar em risco um grupo de pessoas durante uma escalada no Pico dos Marins, interior do estado.O episódio ocorreu em janeiro daquele ano, quando Marçal liderou 32 pessoas sem equipamentos adequados e enfrentando um vendaval até o topo da montanha na Serra da Mantiqueira. A polícia solicitou recentemente mais 90 dias para aprofundar as investigações sobre o caso, que envolve a suspeita de tentativa de homicídio privilegiado.

Investigação sobre a escalada no Pico dos Marins

A escalada foi parcialmente transmitida ao vivo nas redes sociais do ex-coach. Durante a subida dividida em dois grupos, os participantes foram surpreendidos por chuva forte e ventania na madrugada. O Corpo de Bombeiros de São Paulo foi acionado para resgatar o grupo em um terreno acidentado, operação que durou cerca de nove horas devido às condições adversas.

Repercussão e críticas públicas

Após o incidente,stories publicados pelo tenente Pedro Aihara do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais viralizaram nas redes sociais pela indignação expressa contra a conduta irresponsável atribuída a Marçal. O oficial criticou duramente o fato dele ter levado cerca de 60 pessoas para escalar sob chuva intensa sem suporte técnico ou estrutura adequada, ressaltando que “é tudo emocional” não justifica tal atitude.

Resposta do pré-candidato

Marçal negou ser irresponsável e afirmou ter chamado os bombeiros como medida preventiva para proteger todo o grupo. Em entrevista ao programa Fantástico da TV Globo,questionou: “eu sou o irresponsável?” reforçando sua versão sobre os cuidados tomados durante a atividade.

Andamento das investigações e medidas judiciais

O delegado Adilson Antônio dos Santos pediu extensão no prazo das apurações alegando necessidade de diligências complementares antes da conclusão do inquérito policial conduzido pela Polícia Civil em Piquete – município onde fica localizado o Pico dos Marins. Caso aprovado esse pedido, as conclusões devem ser divulgadas pouco antes do primeiro turno das eleições municipais previstas para outubro deste ano.

Em dezembro de 2022 houve um inquérito inicial que não conseguiu comprovar responsabilidade direta contra marçal; entretanto, seu resultado foi contestado pelo Ministério Público paulista por considerar a investigação prematura e insuficiente.

desde então ele está proibido judicialmente de realizar qualquer atividade envolvendo montanhas ou ambientes naturais similares sem autorização policial militar. Em maio deste ano também houve denúncias relacionadas à organização por ele feita em um reality show que resultaram em acusações adicionais quanto ao descumprimento dessa proibição judicial.

Conclusão

A situação envolvendo Pablo Marçal segue sendo acompanhada com atenção pelas autoridades enquanto se aguarda desdobramentos finais próximos às eleições municipais. A segurança nas atividades ao ar livre permanece como ponto central das discussões geradas pelo caso.

Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares