Manaus, AM – Um dos maiores símbolos culturais do Norte do Brasil está se preparando para um adeus à altura de sua grandiosidade. O Samba Manaus, considerado o maior festival de samba e pagode do país, terá sua última edição em 2026. O anúncio foi feito por Bete Dezembro, empresária e CEO da Fábrica de Eventos, que também celebra os 25 anos da produtora.
O fim de uma era: 25 anos que marcaram gerações
Criado no fim dos anos 1990, o Samba Manaus nasceu para reunir os maiores nomes do samba e pagode em uma única noite de festa. Desde então, transformou o Sambódromo de Manaus (e em uma ocasião, a Arena da Amazônia) em palco de momentos históricos.
Entre eles, a participação de Regina Casé, durante a época do programa Esquenta!, e o já lendário “Café da Manhã com Harmonia”, em que Xanddy e o grupo Harmonia do Samba se apresentavam nas primeiras horas da manhã, levando o público ao delírio.
“São 25 anos de histórias, encontros, sucessos e momentos inesquecíveis. O Samba Manaus nasceu em Manaus, mas atravessou fronteiras e inspirou eventos em todo o Brasil”, destacou Bete Dezembro.
Uma história contada em vozes e ritmos
Ao longo de suas edições, o festival recebeu mais de 2 milhões de pessoas e apresentou artistas como:
- Zeca Pagodinho
- Alexandre Pires
- Thiaguinho
- Ferrugem
- Belo
- Sorriso Maroto
- Grupo Revelação
- Ludmilla
- Diogo Nogueira
- Rodriguinho
- Exaltasamba
- Turma do Pagode
O Samba Manaus foi responsável por consolidar o samba e o pagode no Norte do Brasil, elevando a cena cultural local a um novo patamar.
Despedida em 2026 será a maior de todas
A última edição do festival acontecerá em 2026, com uma programação pensada para ser emocional e inesquecível. A Fábrica de Eventos promete uma estrutura inédita, grandes nomes do gênero e homenagens à memória afetiva do público.
“Queremos que cada minuto dessa despedida seja vivido intensamente, porque será um marco para a cultura brasileira e para todos que fizeram parte dessa história”, afirmou Bete.
Legado cultural, social e econômico
Mais que um evento musical, o Samba Manaus ajudou a:
- Popularizar o samba e o pagode na região Norte
- Projetar Manaus no circuito nacional de grandes eventos
- Gerar empregos e movimentar a economia criativa
- Atrair turistas e consolidar a cidade como polo cultural
O que esperar da última edição?
Embora a programação oficial ainda não tenha sido divulgada, a Fábrica de Eventos já confirmou:
- Participação de artistas que marcaram a história do festival.
- Estrutura especial e tributos emocionantes.
- Um encerramento que promete fazer história.
Leia mais
Manaus recebe neste sábado a 2ª edição da festa eletrônica Urban Track Origins
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱