terça-feira, dezembro 30, 2025
InícioAmazonasEconomiaReceita Federal libera hoje restituições para 249 mil contribuintes na malha fina

Receita Federal libera hoje restituições para 249 mil contribuintes na malha fina

Cerca de 263 mil contribuintes que tiveram pendências na malha fina e regularizaram suas situações com a Receita Federal receberão restituições nesta segunda-feira (29). O pagamento corresponde ao lote de dezembro,que também inclui valores residuais de anos anteriores. Ao todo,serão distribuídos R$ 605,99 milhões,sendo R$ 309,6 milhões destinados a contribuintes com prioridade legal no reembolso.

Receita Federal libera lote da malha fina e restituições residuais

O lote contempla um total de 263.255 contribuintes que terão seus créditos depositados em conta ou via Pix do tipo CPF informado na declaração do Imposto de Renda. A consulta está disponível desde o dia 22 no site da Receita Federal, por meio do serviço “Meu Imposto de Renda”, opção “Consultar a Restituição”. também é possível verificar pelo aplicativo oficial para tablets e smartphones.

Distribuição das restituições por categoria

As restituições são divididas conforme os seguintes grupos:

como consultar e receber a restituição

O pagamento será efetuado diretamente na conta bancária informada na declaração ou pela chave Pix vinculada ao CPF do contribuinte. Caso o nome não conste na lista divulgada pela Receita Federal, recomenda-se acessar o centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para emitir o extrato da declaração e verificar possíveis pendências fiscais.

Se houver inconsistência ou erro nos dados bancários – como conta desativada – os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte pode agendar transferência para qualquer conta em seu nome pelo Portal BB ou pelos telefones da Central de Relacionamento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais regiões) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Procedimentos caso não haja resgate após um ano

Se após esse período o valor não for retirado pelo cidadão,ele deverá solicitar a liberação diretamente no Portal e-CAC acessando “Declarações e Demonstrativos”,depois “Meu Imposto de Renda” e selecionando “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Conclusão

A liberação deste lote representa uma oportunidade importante para quem regularizou sua situação fiscal junto à Receita Federal neste ano fiscal. Para garantir acesso rápido às informações sobre pagamentos futuros ou eventuais pendências, mantenha seus dados atualizados nos canais oficiais.

Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares