A Prefeitura de Manaus avança na implementação da tarifa social de R$ 4,50 para o transporte coletivo, beneficiando usuários cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico). Na manhã desta sexta-feira (9), representantes do Instituto Municipal de Mobilidade urbana (IMMU), da secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e do Sinetram se reuniram para alinhar as estratégias necessárias à operacionalização desse benefício, que está previsto em um decreto municipal em vigor desde abril.
O grupo interinstitucional formado por esses órgãos tem a responsabilidade de validar os dados dos usuários e identificar aqueles que têm direito à tarifa reduzida. Após a definição do número de beneficiários autorizados, o Sinetram emitirá um cartão específico que será cadastrado no sistema e entregue diretamente aos contemplados.
Arnaldo Flores, diretor-presidente do IMMU, afirmou que o processo está seguindo conforme o cronograma estabelecido. “Criamos esse grupo de trabalho para adequar a base de dados e cadastrar os usuários. Já realizamos uma reunião em abril e hoje avançamos na verificação das ações de cada órgão. Até 20 de junho,vamos implementar a tarifa social para os beneficiários do CadÚnico”,garantiu.Lorena Barreto, coordenadora do bolsa Família e do CadÚnico na Semasc, ressaltou a importância do cruzamento rigoroso dos dados. “Viemos com a proposta de fortalecer a parceria utilizando as informações disponíveis no CadÚnico. Vamos formalizar um termo de cooperação técnica com o IMMU para assegurar que o benefício chegue efetivamente às pessoas que realmente têm direito”, destacou.
Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com inclusão social e mobilidade urbana acessível, promovendo dignidade e oportunidades para a população em situação vulnerável.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de manaus e região!