sexta-feira, agosto 1, 2025
InícioAmazonasPolíticaPlínio Valério alerta para riscos da Lei de reciprocidade na crise com...

Plínio Valério alerta para riscos da Lei de reciprocidade na crise com os EUA

Senador Plínio Va´lério (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Manaus (AM) -O senador Plínio Valério (PSDB-AM) defendeu que o Brasil reaja com cautela ao novo tarifaço imposto pelos Estados Unidos. O parlamentar afirmou que a Lei da Reciprocidade é válida, mas criticou a ideia de replicar na mesma intensidade as sobretaxas aplicadas pelo presidente norte-americano Donald Trump.

“A reciprocidade deve ser usada em algum grau, agora, querer usar no mesmo grau que o Trump é muito arriscado”, alertou Plínio.

Tarifaço

A fala ocorre em meio à tensão diplomática entre Brasil e EUA, após Washington anunciar a imposição de tarifas sobre produtos como carne e café. A reação brasileira tem se apoiado na Lei da Reciprocidade, aprovada em abril, que permite sanções comerciais contra medidas unilaterais que afetem a competitividade do país.

Para o senador, além da questão comercial, há um componente político que não pode ser ignorado — sobretudo diante das acusações de interferência do STF e das implicações do ex-presidente Jair Bolsonaro nos desdobramentos da crise.

“Deixa o Congresso resolver. Nós somos maioria para conceder anistia [aos envolvidos no 8 de Janeiro, entre eles Bolsonaro]. O país tem tradição de anistia, tanto é que a presidente Dilma é anistiada, o Lula é anistiado…”, afirmou. “Joga para o Congresso que a gente resolve com essa questão da lei da anistia”, concluiu.

A declaração de Plínio Valério indica uma tentativa de recolocar o Congresso como mediador do conflito institucional que extrapola as barreiras comerciais. Ele defende que a solução para a crise, incluindo o debate sobre anistia, passe pelo Parlamento, e não fique exclusivamente com Executivo ou Judiciário.

Leia mais:

Plínio Valério critica contratos que ‘vendem’ terras indígenas à Ambipar

Marina Silva chama Plínio Valério de ‘psicopata’

Plínio Valério critica contratos que ‘vendem’ terras indígenas à Ambipar

Plínio Valério acusa ICMBio de destruir comunidades na Amazônia: ‘câncer terminal’

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anuncio -

Mais populares