Um grupo de petistas tem defendido que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se licencie do posto até abril para que seja uma alternativa do partido para as eleições gerais de 2026.
A avaliação feita à CNN é de que o cenário eleitoral do próximo ano ainda é incerto e que, por garantia, é prudente que Haddad se desincompatibilize do cargo até o prazo eleitoral para que possa ser uma opção para a legenda.
Apesar do apelo de líderes petistas, Haddad tem afirmado que pretende seguir à frente da equipe econômica no ano que vem e que não pretende ser candidato a nenhum cargo em 2026.
Com a dúvida em torno da disposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em disputar a reeleição, Haddad é citado como plano B do governo petista para concorrer à presidência da República.
Caso o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), dispute a sucessão ao Palácio do Planalto, Haddad também é citado como alternativa ao Palácio do Bandeirantes. Ou até mesmo para o Senado Federal.
A última edição da Paraná Pesquisas, divulgada em maio, apontou Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Fernando Haddad liderando uma disputa à duas vagas paulistas na Casa alta.
Com o tabuleiro eleitoral ainda indefinido, e o esforço de Lula de evitar um crescimento da direita no Senado Federal, a leitura de integrantes do partido é de que a legenda não pode se dar ao luxo de ter Haddad como uma “carta fora do baralho”.
Por isso, a articulação para que ele deixe a Fazenda em abril, prazo final para a desincompatibilização. Nesse cenário, o favorito para liderar a equipe econômica é o atual secretário-executivo, Dario Durigan.
Nesta segunda-feira (30), chamou a atenção de integrantes do governo o discurso de Haddad com críticas a Jair Bolsonaro (PL) em um evento oficial. A avaliação é de que, apesar de descartar uma candidatura, o petista adotou uma oratória eleitoral.
(*) Com informações da CNN Brasil.
Leia mais:
Popularidade de Lula cai em meio a crise política e econômica
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱