A festival-folclorico-do-am-confira/” title=”Categoria Ouro leva mais de 70 grupos a 12 noites do … do AM; confira”>67ª edição do Festival Folclórico do Amazonas trouxe na noite de terça-feira (22), no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), apresentações que uniram tradição, história e representatividade indígena.
Danças que emocionaram o público no CCPA
Cinco peças folclóricas encantaram na penúltima noite: Quadrilha Tradicional Caipira na Roça da Betânia; Povos Indígenas Tikunas Belezas Naturais; Quadrilha Tradicional Jaq na Roça; Dança Nacional Café do Ajuricaba; e Quadrilha Tradicional Juventude na Roça.
Representatividade indígena e alegria caipira
A princesa Geórgia Varela, da Roça da Betânia, destacou a emoção dos muitos ensaios e a responsabilidade de apresentar um dos folguedos mais tradicionais do Estado. O pajé Jonathan Max, da dança Tikunas, ressaltou a importância de levar a cultura indígena por meio da arte para conectar público e raízes amazônicas.
Dedicação e tradição em cada performance
João Paulo da Silva, rei da Jaq na Roça, falou sobre a preparação anual da quadrilha. Wellington Veras lembrou os 39 anos da Dança do Café do Ajuricaba como forma de resgatar a cultura popular. Ingra Costa, líder da Juventude na Roça, celebrou a estrutura inspirada no Teatro Amazonas como cenário ideal para representar os Povos da Amazônia.
Encerramento com show musical
Na última noite, quarta-feira (23), a Secretaria de Cultura preparou um encerramento especial com show de George Japa e DJ Evandro Jr, a partir das 23h15.
Próximas etapas do festival
O Festival Folclórico do Amazonas continua nos dias 25 e 26 de julho no Sambódromo, com a apresentação dos bois-bumbás de Manaus.
(*) Com informações da assessoria
Leia mais: Festival Folclórico do AM celebra cultura e ancestralidade com apresentações emocionantes
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱