A Secretaria Municipal de saúde de Parintins esclareceu que não há novos casos de Mpox na cidade. O único paciente diagnosticado é, na verdade, residente da capital, Manaus, e já estava sob monitoramento pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP).
A FVS-RCP informou que todos os casos confirmados da doença no estado são provenientes de Manaus. O paciente em questão está recebendo tratamento e já não se encontra no período transmissível da infecção, o que significa que não representa risco para a população parintinense.
Para garantir a segurança da comunidade, a Fundação mantém um acompanhamento discreto dos casos junto às secretarias Municipais de Saúde. Essa parceria visa preservar a identidade dos pacientes e os detalhes das investigações relacionadas tanto aos casos suspeitos quanto aos confirmados.
Além disso, a FVS-RCP reforça algumas orientações essenciais para prevenir o contágio por Mpox:
- amazonas-registra-33-casos-de-mpox-conheca-os-sintomas-e-as-medidas-de-prevencao/” title=”… registra 33 casos de Mpox; conheça os sintomas e as medidas de prevenção”>evitar contato direto com lesões ou fluidos corporais de pessoas infectadas.
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar álcool em gel.
- Praticar sexo seguro utilizando preservativos.
- Manter etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar.
- Usar máscaras em ambientes fechados e mal ventilados.
- garantir rigorosa higiene pessoal e limpeza dos objetos utilizados diariamente.
As autoridades locais continuam atentas à situação para assegurar a manaus/” title=”Homem de 39 anos é encontrado sem vida em residência no Lago Azul, …”>saúde pública na região.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!