Um comprador anônimo adquiriu por 18 milhões de euros, valor superior a R$ 110 milhões, o Palácio Ca’ Dario, conhecido como o “palácio maldito” localizado em Veneza, Itália. Construído no final do século XV às margens do grande Canal e próximo à Basílica de Santa Maria della Salute, o imóvel histórico é famoso não apenas pela arquitetura gótica renascentista e sua localização privilegiada, mas também pelas inúmeras tragédias que marcaram seus antigos proprietários ao longo dos séculos.
História e características do Palácio Ca’ Dario
O palácio foi erguido em 1479 por Giovanni Dario, secretário do Senado veneziano. Com oito quartos e oito banheiros distribuídos em uma construção histórica que inclui um jardim privado e vista panorâmica para o canal,seu alto valor se justifica pela exclusividade da propriedade. No entanto,a fama negativa associada ao local dificultou sua comercialização por muitos anos.
A maldição que ronda os antigos donos
Desde a morte prematura de Giovanni Dario antes da conclusão da obra até as desventuras enfrentadas por seus descendentes diretos – como o assassinato de Vicenzo Barbaro após falência financeira e o suicídio de sua esposa Marietta – as histórias trágicas se acumularam. O neto deles também foi vítima fatal em um atentado na grécia. A reputação sombria continuou mesmo com outros proprietários: comerciantes faliram; poetas adoeceram; amantes tiveram destinos fatais.
Proprietários famosos marcados pelo infortúnio
Na década de 1960, Christopher “Kit” Lambert, agente da banda inglesa The who, comprou Ca’ Dario e mudou-se para Veneza. Sua vida acabou destruída pelo vício em drogas após a mudança para o palácio. Anos depois John Entwistle, baixista da mesma banda que passou férias no local durante uma semana morreu subitamente devido a um infarto causado por overdose poucos dias depois.Outro proprietário notório foi Raul Gardini, magnata italiano envolvido num escândalo político-financeiro nos anos 1990 que culminou com seu suicídio em 1993.
Venda recente após longa espera
Devido à superstição envolvendo mortes precoces dos moradores anteriores e outras tragédias associadas ao imóvel histórico tombado pela cidade italiana – ele ficou anos sem compradores interessados -,chegando até ser considerado impossível vender. Desta vez permaneceu pouco mais de um ano disponível no mercado antes da venda confirmada recentemente pelo jornal Il corriere.
A história do Palácio Ca’ Dario é marcada tanto pela beleza arquitetônica quanto pelas lendas sombrias sobre seus antigos moradores.Para quem acompanha notícias curiosas ou históricas internacionais através do Portal Notícias do Amazonas essa reportagem traz detalhes relevantes sobre patrimônio cultural europeu aliado à narrativa das superstições urbanas.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
