quarta-feira, julho 16, 2025
InícioAmazonasPolíticaOmar Aziz pressiona por avanço nas obras da BR-319

Omar Aziz pressiona por avanço nas obras da BR-319

Manaus (AM) – A pavimentação da BR-319 segue como pauta prioritária entre os políticos do Amazonas. O senador Omar Aziz (PSD) voltou a pressionar o Governo Federal sobre o andamento das obras da rodovia que liga Manaus a Porto Velho (RO).

Durante entrevista a um veículo local, Omar revelou que tratou do tema diretamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, a reunião também contou com a presença do senador Eduardo Braga (MDB-AM).

“Eu tive uma reunião com o presidente Lula e com o Eduardo Braga. E lá nós pedimos duas coisas para ele: uma foi a BR-319. Ele chamou o ministro Rui Costa e disse: ‘eu quero que monte uma comissão e que faça a BR-319’”, afirmou o senador.

Omar Aziz tem se mostrado um dos principais defensores da pavimentação da rodovia, considerada estratégica para a logística, economia e segurança da região amazônica. Para ele, a conclusão da BR-319 não apenas fortalece a integração regional como também facilita a fiscalização ambiental, hoje prejudicada pela precariedade do trecho central da estrada.

“Nós não vamos sossegar enquanto não fizermos a BR-319. Com a estrada pronta, a fiscalização fica mais fácil. É mais difícil de fiscalizar numa época de chuva, quando a caminhonete não anda. Então, não dá para entender essa militância xiita ambiental. Isso não é militância ambiental. Militância ambiental é o que nós fazemos, nós protegemos a floresta”, declarou.

O senador também criticou a condução da política ambiental do governo federal, principalmente a atuação da ministra Marina Silva. Aziz disse ter ficado decepcionado com uma declaração da ministra, que teria minimizado a importância da estrada ao afirmar: “vocês querem [a BR-319] pra passear”.
“O que me deixou triste foi a ministra Marina dizer: ‘vocês querem pra passear’. Mas, e se a gente quiser para passear, nós não temos esse direito?”, questionou Aziz.

Além disso, o parlamentar criticou o isolamento do setor ambiental do restante do governo, principalmente no diálogo com o agronegócio.

“O erro do presidente Lula foi ter montado essa equipe do Meio Ambiente e do Ibama. O erro que ele cometeu afastou o agronegócio dele, afastou parte da população brasileira. Porque uma pessoa que não senta à mesa para discutir de que forma a gente pode produzir mais sem prejudicar o meio ambiente… é simples. Não é interferência. Me dê uma foto do Ibama, Ministério do Meio Ambiente ou de qualquer órgão sentado à mesa com o agronegócio brasileiro. Não tem uma foto”, criticou.

Omar Aziz tem apostado em uma postura de firmeza e equilíbrio, defendendo o desenvolvimento sustentável da região amazônica sem abrir mão da infraestrutura necessária para o crescimento do Estado. A BR-319, segundo ele, é símbolo dessa luta e continuará sendo tema central em suas ações no Senado.

Reconhecimento

Durante a entrevista, o senador Omar Aziz também comentou uma declaração recente do ex-superintendente da Suframa, Coronel Alfredo Menezes (PP). No último fim de semana, Menezes afirmou que Aziz é o único pré-candidato atualmente preparado para assumir o governo do Amazonas em 2026.

Em resposta, Omar destacou que, na política, é possível manter o respeito mesmo entre adversários, e elogiou a postura de Menezes ao reconhecer sua experiência.

“Na política, somos adversários, não inimigos. Sempre tive esse entendimento. O Coronel Menezes foi meu concorrente em uma eleição difícil, mas isso nunca impediu que eu o respeitasse. Após o pleito, o mínimo que se espera é um cumprimento mútuo”, afirmou.

Leia mais:

Senador Omar reúne secretários de saúde de todo o Amazonas

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anuncio -

Mais populares