sexta-feira, setembro 19, 2025
InícioAmazonasEsporteObesidade entre jovens pode atingir 464 milhões até 2030, alerta estudo

Obesidade entre jovens pode atingir 464 milhões até 2030, alerta estudo

Um estudo publicado pela revista científica The Lancet nesta terça-feira (20) alerta para uma crise global de saúde entre adolescentes, destacando o aumento da obesidade, problemas de saúde mental e os impactos das mudanças climáticas. A brasil-em-2025/” title=”Dia das Mães promete gerar R$ 16,3 bilhões em vendas no … em 2025″>pesquisa aponta que até 2030 cerca de 464 milhões de jovens entre 10 e 24 anos poderão estar com sobrepeso ou obesidade em todo o mundo, com dados analisados em mais de 180 países.

Crescimento da obesidade entre adolescentes

O levantamento realizado pela comissão sobre saúde e bem-estar dos adolescentes comparou dados coletados em 2015 com projeções para 2030. Entre as regiões mais afetadas estão a américa Latina, Caribe, Norte da África e Oriente Médio, onde mais de um terço dos jovens já apresenta excesso de peso. No brasil,segundo o Atlas Mundial da Saúde de 2020,existem aproximadamente 15,58 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e dezenove anos com sobrepeso.

Medidas adotadas no Brasil

Diante do avanço preocupante da obesidade juvenil, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou recentemente uma diretriz que reduz para 14 anos a idade mínima para realização da cirurgia bariátrica no país. Essa medida visa ampliar as opções terapêuticas diante do amazonas-gera-preocupacao-na-assembleia-legislativa/” title=”… de Casos de Mpox no … Gera Preocupação na Assembleia Legislativa”>crescimento dos casos.

Saúde mental em risco e efeitos das mudanças climáticas

Além do aumento do sobrepeso, o relatório destaca que cerca de 1,9 bilhão de adolescentes estarão expostos aos efeitos adversos das mudanças climáticas até o ano 2100. Entre os principais riscos estão doenças relacionadas ao calor extremo, escassez hídrica associada à insegurança alimentar e agravamento dos transtornos mentais.

Aumento nos casos psicológicos

O estudo indica que os diagnósticos relacionados à depressão,ansiedade e outros transtornos mentais devem crescer significativamente – passando dos atuais 40 milhões para cerca de 42 milhões até o final desta década.

Financiamento insuficiente para a saúde adolescente

Apesar da gravidade desses desafios globais enfrentados pelos jovens – grupo que representa mais de um quarto da população mundial – apenas 2,4% dos recursos internacionais destinados à assistência ao desenvolvimento foram aplicados na saúde dessa faixa etária entre os anos de 2016 a 2021. Esse dado evidencia a necessidade urgente por maior investimento público nessa área.

Recomendações urgentes para políticas públicas

Os especialistas envolvidos no estudo reforçam a importância imediata das ações governamentais focadas em:

  • Prevenção precoce e diagnóstico eficiente
  • Ampliação do acesso a tratamentos adequados
  • Campanhas educativas voltadas à alimentação saudável e cuidado psicológico
  • Melhoria nas condições estruturais das escolas
  • Medidas efetivas contra as mudanças climáticas
  • Combate aos vetores transmissores como dengue

Essas iniciativas são essenciais para conter essa crise crescente na saúde adolescente globalmente.


A situação descrita pelo The Lancet exige atenção especial também nas regiões brasileiras como Amazonas onde fatores ambientais podem agravar ainda mais esses problemas.É basic fortalecer políticas locais integradas às estratégias nacionais visando proteger nossos jovens frente aos desafios atuais.

acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares