Adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) podem se imunizar gratuitamente até o final de dezembro nas unidades de saúde da Prefeitura de Manaus, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação está disponível em mais de 170 salas gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e também é ofertada regularmente para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Desde 2024, essa faixa etária recebe a vacina em dose única, substituindo o esquema anterior que exigia duas doses.
Vacinação contra HPV em manaus
A Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado as ações para ampliar a cobertura vacinal entre jovens. Segundo Isabel Hernandes, gerente de Imunização da Semsa, muitos adolescentes não foram vacinados na idade recomendada desde que a vacinação contra HPV foi incorporada ao calendário nacional em 2014. “Houve um acúmulo significativo desses não vacinados ao longo dos anos”, explica Isabel.Desde abril deste ano,a Semsa promove campanhas com vacinação nas escolas,busca ativa nos territórios e oferta da vacina em locais com baixa cobertura assistencial. Atualmente,estima-se que cerca de 52.938 jovens entre 15 e 19 anos ainda não tenham recebido nenhuma dose do imunizante na capital amazonense – destes, aproximadamente 46 mil são homens e quase sete mil mulheres.
Cobertura vacinal entre crianças
Por outro lado, Manaus apresenta resultados positivos na vacinação das crianças entre nove e quatorze anos. A cobertura ultrapassa as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde: alcança 106,5% entre meninas e 96,53% entre meninos nessa faixa etária. Esses índices mantêm o município acima do mínimo recomendado pelo órgão federal – que é uma taxa superior a 90%.
Público especial com direito à vacina
Além das faixas etárias citadas anteriormente, o SUS oferece gratuitamente a vacina contra HPV para grupos especiais como pessoas vivendo com HIV/AIDS; usuários da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP); vítimas de violência sexual; pacientes oncológicos; além daqueles transplantados até os 45 anos. Para esses públicos específicos é adotado um esquema diferente: três doses do imunizante.
Entendendo o HPV e sua prevenção
O papilomavírus humano pertence à família Papillomaviridae e pode infectar tanto pele quanto mucosas. Existem mais de duzentos tipos diferentes desse vírus; alguns causam verrugas comuns nas mãos ou pés sem maiores riscos à saúde enquanto outros estão relacionados ao desenvolvimento doenças graves como câncer no colo do útero, ânus, pênis ou regiões bucais.
A principal forma transmissão ocorre por contato sexual direto – motivo pelo qual a vacinação representa atualmente o método mais eficaz para prevenir infecções causadas pelo vírus. O uso correto do preservativo também contribui para reduzir os riscos durante as relações sexuais.Conclusão
A Prefeitura reforça que adolescentes ainda não imunizados devem procurar uma unidade básica próxima para receberem gratuitamente sua dose única da vacina contra HPV até dezembro deste ano. Essa ação faz parte das estratégias municipais alinhadas às diretrizes nacionais visando proteger os jovens dos impactos dessa infecção viral no futuro.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
