As inscrições gratuitas para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (fies),referente ao primeiro semestre de 2025,encerram-se às 23h59 desta sexta-feira (7),no horário oficial de Brasília. O programa federal financia as mensalidades dos estudantes do ensino superior em instituições privadas, oferecendo mais de 112 mil vagas distribuídas em dois processos seletivos ao longo do ano. A iniciativa é destinada a estudantes que desejam ingressar no ensino superior privado e atende a critérios específicos relacionados à renda familiar e desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Processo seletivo e distribuição das vagas
Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza um total de 112.168 vagas para o Fies, sendo 67.301 no primeiro semestre e 44.867 no segundo semestre. Metade dessas oportunidades será reservada para candidatos com renda familiar por pessoa igual ou inferior a meio salário mínimo, que estejam inscritos como ativos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (cadÚnico). Essa medida visa ampliar o acesso ao financiamento estudantil entre os grupos socioeconômicos mais vulneráveis.
Inscrição e escolha dos cursos
Os interessados devem realizar sua inscrição exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na seção dedicada ao Fies, utilizando login via conta Gov.br.Durante o cadastro na plataforma digital, é necessário informar dados pessoais e escolares completos.Para concorrer às vagas destinadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas ou com deficiência (PCD), é obrigatório marcar essa opção na autodeclaração étnico-racial disponível durante a inscrição.O candidato deve indicar até três cursos por ordem de preferência; em cada escolha deve selecionar também estado, município e instituição onde deseja estudar. Por fim, são solicitadas informações financeiras pessoais e familiares para análise da elegibilidade.
Requisitos para participação
Para participar do processo seletivo do Fies é basic ter realizado o Enem em qualquer edição desde 2010 até a mais recente disponível antes da inscrição. Além disso:
- É exigida uma média mínima de 450 pontos nas provas objetivas, calculada pela média aritmética das cinco áreas avaliadas.
- A nota da redação precisa ser maior que zero.
- Participantes classificados como treineiros não podem se inscrever porque suas notas não são válidas para programas federais como Sisu, Prouni ou Fies.
A situação cadastral dos candidatos inscritos no CadÚnico será considerada conforme os dados registrados até 11 de janeiro de 2025.
Divulgação dos resultados e lista de espera
O resultado da chamada única está previsto para ser divulgado em 18 de fevereiro deste ano. Os pré-selecionados deverão acessar entre os dias 19 e 21 fevereiro o sistema Fies Seleção para complementar sua inscrição visando obter financiamento público das mensalidades nas instituições privadas escolhidas.
Quem não for selecionado nessa etapa passará automaticamente à lista de espera destinada às vagas remanescentes durante o período entre 25 fevereiro a 9 abril, quando ocorrerá convocação gradual conforme disponibilidade.
Financiamento integral pelo Fies Social
Os candidatos aprovados dentro das regras específicas do programa social terão direito à contratação integral do financiamento estudantil com cobertura total – até 100% dos encargos educacionais pagos pelo governo federal, facilitando assim seu ingresso sem custos imediatos com as mensalidades universitárias.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!