Entre os dias 3 e 6 de dezembro, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (Fea/Usp) sediará a 26ª edição do Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio ambiente (Engema), com o apoio da Fundação Instituto de administração (FIA). O evento contará com a participação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que apresentará três trabalhos aprovados na modalidade defesa oral. A professora doutora Michele Aracaty, do Departamento de Economia e Análise da Ufam (DEA/Ufam), lidera as pesquisas junto aos coautores Alinny Gonçalves Pereira, Ana Carolina Neves tavares, Georgia Costa Grijo da Silva e Silvio Cezar Arend. Esta é uma importante oportunidade para destacar temas ligados à sustentabilidade na Amazônia.
Participação da Ufam no Engema
A Ufam terá destaque no Engema ao apresentar três pesquisas focadas nas Cadeias Produtivas Amazônicas com ênfase no Desenvolvimento Regional Endógeno. Além dessas, outros dois artigos científicos abordarão temas como a Bioeconomia na região amazônica e a Economia Verde, que busca equilibrar o crescimento econômico, social e ambiental.
Grupo Amazônia: fortalecimento das discussões regionais
Um grupo específico dedicado à região amazônica foi criado para receber os trabalhos relacionados ao tema. Michele Aracaty atua como avaliadora e coordenadora das mesas de debate desse grupo. Ela ressalta que o aumento no número de trabalhos apresentados fortalece as discussões sobre sustentabilidade regional.
Temáticas abordadas no evento
O Engema reúne teorias, conceitos e práticas voltadas para a sustentabilidade, inovação e desenvolvimento sustentável na Amazônia. Entre os tópicos destacados estão:
- Empreendedorismo social
- Gestão e planejamento de negócios sustentáveis
- Gestão territorial
- Governança
- Inovação tecnológica
- Mudanças climáticas
- Políticas públicas e ações institucionais
- Cadeias produtivas sustentáveis
Todos esses assuntos são tratados considerando as especificidades socioeconômicas da região amazônica.
Sobre o Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente
Com 26 anos em sua trajetória, o Engema será realizado em formato híbrido em 2024 – presencialmente na Fea/Usp em São Paulo com transmissão online. O tema central deste ano é “Crise Mundial Global e Vocação Brasileira para a Sustentabilidade”, destacando desafios globais atuais aliados às oportunidades brasileiras nesse cenário.
Especialistas nacionais e internacionais participarão dos debates promovendo troca científica sobre práticas sustentáveis focadas na gestão ecológica socioeconômica. O evento atrai pesquisadores experientes assim como iniciantes interessados nas tendências emergentes dessa área vital para o futuro do planeta.
Importância histórica do Engema
Criado após a Rio eco 92, o encontro se consolidou como um espaço essential para discutir questões ambientais relevantes tanto nacional quanto internacionalmente.Segundo Michele Aracaty: “Tenho acompanhado esse evento há anos levando sempre à pauta as discussões sobre a Amazônia pela sua importância estratégica dentro da sustentabilidade global”.
conclusão
A presença significativa dos pesquisadores do Amazonas reforça seu compromisso com temas essenciais ligados ao meio ambiente regional dentro desse fórum internacional reconhecido nacionalmente por sua relevância acadêmica.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
