O Boletim InfoGripe da Fiocruz revela que, em 2024, o rinovírus continua sendo o principal agente causador de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças e adolescentes até 14 anos, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Já a Covid-19 predomina entre os idosos. Apesar desses alertas, as hospitalizações relacionadas a esses vírus apresentam tendência de queda ou estabilidade na maior parte do país. Até o momento, foram registrados 158.788 casos de SRAG e 9.726 óbitos.
Situação atual dos casos de SRAG no Brasil
De acordo com a pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação científica (Procc/Fiocruz) e do InfoGripe, a última atualização do boletim indica uma redução nos novos casos de SRAG no cenário nacional. A maioria dos estados também apresenta estabilidade ou diminuição nos registros da doença.
Aumento e desaceleração no Rio de Janeiro
No estado do Rio de Janeiro, observa-se um aumento nos casos de SRAG em quase todas as faixas etárias. Esse crescimento está relacionado ao rinovírus entre crianças e adolescentes até 14 anos e à Covid-19 entre os idosos. No entanto, brasil-saiba-onde-encontrar/” title=”Ingressos para Atlético x Manaus na Copa do …: Saiba Onde Encontrar!”>exceto para a população idosa entre 50 e 64 anos, os demais grupos já mostram sinais claros de desaceleração na evolução dos casos.
Impacto regional das infecções respiratórias
O rinovírus mantém sua predominância como causa principal da SRAG nas regiões Norte e Nordeste, afetando principalmente os mais jovens. Por outro lado, a Covid-19 permanece como vírus predominante entre os idosos em todo o país. Essa diferenciação por faixa etária reforça a importância da vigilância contínua para orientar as estratégias locais de saúde pública.
Conclusão
A tendência geral aponta para uma estabilização ou redução das hospitalizações por SRAG associadas ao rinovírus e à Covid-19 na maior parte do Brasil.Contudo, é basic manter a atenção especial às regiões e grupos etários mais afetados para evitar novos surtos.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!