sábado, dezembro 6, 2025
InícioAmazonasCulturaNotícias do Amazonas - Rede social X encerra operações no Brasil após...

Notícias do Amazonas – Rede social X encerra operações no Brasil após conflito com Moraes

A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, anunciou no sábado (17) o fechamento do seu escritório no Brasil.A decisão foi tomada após o suposto descumprimento de uma ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), alexandre de Moraes. Apesar da suspensão das operações locais, o serviço da plataforma permanece disponível para os usuários brasileiros. A gigante da tecnologia divulgou a decisão sigilosa do ministro em sua publicação, mas a veracidade do despacho não foi confirmada pelo STF.

Fechamento das operações e contexto judicial

de acordo com o documento divulgado pela X, a empresa teria se recusado a bloquear perfis e contas relacionadas a um inquérito conduzido pela Polícia Federal (PF). O inquérito investiga possíveis crimes de obstrução às investigações sobre organização criminosa e incitação ao crime. O despacho atribuído ao ministro Moraes indica que ele determinou a intimação pessoal dos representantes da X no Brasil para cumprimento da ordem judicial. No entanto, o oficial de Justiça não conseguiu localizar os responsáveis pela empresa.

Prisão e multa contra representante legal

Ainda segundo o documento publicado pela rede social, Moraes teria acusado a representante legal da X Brasil de agir com má-fé ao tentar evitar sua intimação nos autos judiciais. Como os responsáveis não foram encontrados para cumprir as determinações judiciais, teria sido decretada prisão por desobediência contra essa funcionária, além de multa diária no valor de R$ 20 mil.

Reação da empresa e posicionamento de Elon Musk

O setor global responsável pelas operações informou que “para proteger a segurança de nossa equipe”, decidiu encerrar imediatamente as atividades presenciais no país. Mesmo assim, ressaltou que o serviço continua acessível à população brasileira. A companhia também afirmou que seus recursos legais não têm prosperado junto ao STF e acusou Alexandre de Moraes de ameaçar sua equipe.

Elon Musk,proprietário da plataforma X e outras empresas globais como satélites e carros elétricos,comentou sobre o fechamento: “A decisão foi difícil”,disse ele. Segundo Musk, aceitar as exigências ilegais impostas pelo ministro – envolvendo censura secreta e entrega ilegal de dados privados – comprometeria suas ações sem justificativa plausível.

Histórico político internacional envolvendo Elon Musk

Não é inédita a postura crítica do bilionário em relação à justiça brasileira: em abril deste ano ele já havia acusado Alexandre de Moraes por censura aos conteúdos publicados na plataforma X. Analistas sugerem que essa movimentação pode fazer parte das estratégias adotadas por grupos ligados à extrema-direita mundial para dificultar investigações relacionadas à suposta tentativa golpista ocorrida em 8 janeiro 2023 no Brasil.

Militância política global

Além disso,Elon Musk tem se destacado por seu engajamento político em diversos países como Bolívia,Venezuela e Estados Unidos – onde apoia abertamente Donald Trump nas eleições americanas.Recentemente também se envolveu na crise social do Reino Unido; diante dos ataques promovidos por grupos extremistas contra imigrantes nas ruas britânicas declarou que uma “guerra civil é inevitável”.Paralelamente há acusações contra a rede social X por impulsionar conteúdos anti-imigrantes na plataforma.


O encerramento das operações físicas da rede social X no Brasil marca mais um capítulo nas tensões entre grandes plataformas digitais globais e autoridades nacionais brasileiras diante dos desafios jurídicos relacionados à moderação online e liberdade digital.

Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares