O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou neste domingo (21/9) a visita de aproximadamente 160 famílias ao residencial Carlos Braga, localizado na zona Oeste da cidade. O conjunto habitacional contará com 576 apartamentos construídos em parceria entre a Prefeitura de Manaus e o governo federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. A primeira etapa do empreendimento,composta por 192 unidades,está prevista para ser entregue em novembro deste ano.
Residencial Carlos Braga: um novo modelo de habitação
O residencial Carlos Braga é considerado um dos mais modernos da capital amazonense. com apartamentos verticalizados que incluem varanda e área de lazer, o projeto representa uma mudança significativa no planejamento urbano local. Para o prefeito David Almeida, essa verticalização facilita a administração pública e permite oferecer infraestrutura adequada à população.
Planejamento urbano e dignidade para as famílias
“Nós queremos verticalizar a cidade de Manaus porque isso torna mais fácil administrar e garantir infraestrutura adequada”, afirmou o prefeito durante a visita. Ele destacou ainda que essa iniciativa busca transformar uma realidade marcada por mais de quatro décadas de ocupações desordenadas.
As famílias selecionadas para visitar o empreendimento foram aquelas atingidas recentemente por tragédias ambientais na cidade – como os desmoronamentos ocorridos em 2023 na comunidade Pingo d’Água e em 2025 no bairro Redenção. Segundo David almeida, entregar essas moradias significa proporcionar dignidade e um recomeço para essas pessoas.
Processo seletivo dos beneficiários
A Caixa Econômica Federal é responsável pela análise final dos beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida e pela validação das condicionalidades exigidas pelo programa habitacional federal. Para aqueles que não forem contemplados pelo Minha Casa Minha Vida nesta etapa serão atendidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) calamidade.
Apoio integral às famílias contempladas
Jesus Alves, secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), ressaltou que a gestão municipal trabalha para garantir condições reais às famílias beneficiadas: “O prefeito determinou que todas as contempladas recebam não apenas um apartamento mas também condições concretas para recomeçar suas vidas com dignidade.” O chamamento público foi elaborado justamente para apoiar quem mais necessita desse benefício completo.
Outros projetos habitacionais em andamento
Além do residencial Carlos Braga estão sendo executados outros empreendimentos pela Prefeitura nas zonas urbanas da capital amazonense – entre eles os residenciais deputado Mário Haddad, Parque Riachuelo, Santa Etelvina e Lago Azul. Ao todo são 12 conjuntos habitacionais atualmente em construção que devem gerar cerca de 4.700 novas moradias até 2026.
Expansão futura das moradias populares
Há ainda previsão para expansão com mais três mil unidades nos anos seguintes ao término dessas obras iniciais. De acordo com David Almeida: “Manaus foi a cidade que mais recebeu moradias na primeira etapa do programa ‘Minha Casa Minha Vida’. Isso representa um avanço concreto no combate ao déficit habitacional local.”
Com esses investimentos contínuos no setor habitacional a prefeitura reforça seu compromisso social promovendo cidadania segura aos moradores da capital amazonense.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!