terça-feira, novembro 4, 2025
InícioAmazonasPolíciaNotícias do Amazonas - 'Porcelana' expressa pesar pela morte de 'Gringo' no...

Notícias do Amazonas – ‘Porcelana’ expressa pesar pela morte de ‘Gringo’ no RJ

Evelyn Lorrany Nogueira de Lima, conhecida como “Porcelana” no meio criminoso, manifestou-se publicamente nas redes sociais após a morte de Francisco Myller Moreira da Cunha, o “Gringo”, um dos líderes do Comando Vermelho (CV) no Amazonas. Gringo foi morto durante uma grande operação policial realizada na última terça-feira (28), nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A repercussão do comentário feito por Evelyn chamou a atenção das autoridades devido ao seu histórico criminal.

Luto nas redes sociais pela morte de gringo

Nas redes sociais,Evelyn expressou seu pesar pela perda de Gringo com a mensagem: “Descansa em paz,meu amigo. Você vai nos fazer muita falta”. O comentário gerou preocupação entre as forças policiais por envolver uma figura já conhecida no crime organizado.

Perfil criminal e investigações contra Evelyn Lorrany

Aos 23 anos, Evelyn possui condenações por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. Atualmente ela é investigada por supostamente ter auxiliado na fuga de quatro detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, localizada em Boa Vista (RR). A suspeita envolve apoio logístico para facilitar a evasão dos presos.

Relação com Thiago Lima dos Santos (“TH da Zona Leste”)

Evelyn era namorada de Thiago lima dos santos, conhecido como “TH da Zona leste”, que também foi um importante chefe do Comando Vermelho no Amazonas até ser morto em julho deste ano durante uma emboscada.

Atuação criminosa e passagens policiais

De acordo com informações da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), TH comandava pontos de venda ilícita (“bocas de fumo”), ordenava execuções dentro da facção criminosa e organizava tribunais do crime para manter disciplina interna. Ele também recrutava novos membros para o grupo criminoso.

TH tinha diversas passagens pela polícia relacionadas a homicídio, tráfico, roubo, porte ilegal de arma e associação criminosa.

Prisão conjunta em 2022

Em junho de 2022, TH e Evelyn foram presos juntos em Boa Vista portando 1,7 kg cocaína, 32 g maconha além duas armas e munições calibre 9 mm.

Investigação sobre auxílio à fuga

no ano seguinte (2024), TH passou a ser investigado por financiar a fuga dos quatro detentos mencionados anteriormente.Ele teria oferecido suporte financeiro além transporte e abrigo em áreas isoladas com o objetivo final que os fugitivos chegassem ao Amazonas – todos foram recapturados posteriormente pelas autoridades.


Acompanhe as atualizações desta matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares