A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (30) a contratação de 1.780 novos empregados aprovados no concurso público Petrobras PSP 2023.2, destinado a cargos de nível técnico. Esses profissionais estavam no cadastro de reserva e começaram a ser convocados na quarta-feira (29). Mais de 700 serão chamados já no primeiro semestre de 2025, com vagas distribuídas nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste do país.
Contratações da Petrobras para 2025
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacou que as convocações previstas para o ano que vem são essenciais para viabilizar os novos projetos de investimentos da estatal. A maior parte dos admitidos será direcionada às áreas de Processos Industriais e Exploração e Produção. O processo seletivo inclui cotas reservadas: 20% das vagas são destinadas a pessoas com deficiência e outras 20% para candidatos negros.
Distribuição das vagas por região
As oportunidades estarão localizadas em diversos municípios brasileiros:
Nordeste
- Ipojuca (PE)
- Recife
Sul e Sudeste
- Betim (MG)
- Belo Horizonte (MG)
- Cubatão (SP)
- duque de Caxias (RJ)
- Itaboraí (RJ)
- Macaé (RJ)
- Mauá (SP)
- Paulínia (SP)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Santos (SP)
- São José dos Campos (SP)
- São Paulo (SP)
- Vitória (ES)
- araucária (PR)
- Canoas (RS)
– Porto Alegre (RS)
– Curitiba (PR)
Convocações anteriores e validade do cadastro
Antes dessa nova chamada, cerca de mil candidatos já haviam sido convocados ao longo deste ano. O cadastro reserva do concurso tem validade até o dia 17 dezembro de 2025, podendo ser prorrogado por mais 18 meses conforme necessidade da empresa.
Expansão dos investimentos da Petrobras
Segundo informações oficiais da companhia, essas contratações atendem à demanda gerada pela retomada econômica e expansão dos investimentos em diferentes regiões brasileiras. O Plano de negócios Petrobras para o período entre 2025 e 2029 prevê um aporte superior a 111 bilhões dólares, com potencial estimado para gerar mais de 315 mil empregos diretos e indiretos em cinco anos.
O plano contempla projetos rentáveis nas áreas principais como amazonas-marca-o-fim-do-defeso/” title=”Liberação da Pesca de Oito Espécies no … Marca o Fim do Defeso”>exploração e produção, diversificação do parque industrial além do compromisso com uma transição energética justa focada na sustentabilidade.
Petrobras é autorizada a vender gás natural no Amazonas
Além das contratações anunciadas, a estatal recebeu autorização para comercializar gás natural no estado do Amazonas – informação relevante dentro das Notícias do Amazonas que reforça o papel estratégico da empresa na região Norte.
Conclusão
As novas convocações representam uma oportunidade importante tanto para os aprovados quanto para o desenvolvimento econômico regional nas localidades contempladas pela Petrobras.Para quem busca acompanhar as movimentações sobre emprego público ou deseja se informar sobre os avanços industriais ligados à energia no Brasil é essential ficar atento aos próximos editais ou chamadas oficiais.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!