Uma reunião realizada na tarde de terça-feira (16), entre o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e representantes da gartner, empresa especializada em consultoria digital, marcou o início das discussões para a implementação de inteligência artificial (IA) nas atividades do órgão. O encontro abordou as possibilidades e os benefícios da adoção dessa tecnologia no serviço público, com foco na otimização dos processos internos e no atendimento à população.
Implementação da inteligência artificial no MPAM
O diálogo foi conduzido pela subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Administrativos do MPAM, Lílian Stone, que destacou a relevância da IA para órgãos públicos. Segundo ela, essa inovação representa um avanço significativo para o Ministério Público ao facilitar desde as tarefas diárias até melhorar o contato com os cidadãos atendidos pelo órgão.
A importância da IA generativa
A IA generativa é uma categoria de inteligência artificial capaz de criar novos textos, imagens, vídeos, áudios ou códigos em linguagem comum. Essa tecnologia tem potencial para transformar rotinas administrativas e finalísticas por meio da automação inteligente.
Erick Sobreiro, sócio executivo da Gartner e especialista em tecnologia aplicada ao setor público, explicou que a reunião teve como objetivo principal identificar as demandas específicas do MPAM para elaborar um plano estratégico de implementação dessas soluções tecnológicas. Ele ressaltou que houve grande interesse por parte da gestão em avançar nesse processo.
Benefícios esperados com a adoção
De acordo com Sobreiro, uma plataforma baseada em inteligência artificial generativa pode reduzir significativamente os prazos dos processos administrativos e finalísticos dentro do órgão público. Além disso, contribui diretamente para agilizar o atendimento à população beneficiada pelos serviços prestados pelo Ministério Público.
workshop sobre OKRs nas organizações públicas
além das discussões iniciais sobre IA realizadas na terça-feira (16), está programado um workshop conduzido por Erick Sobreiro na manhã desta quinta-feira (18/07), no auditório Gebes Medeiros na sede do MPAM. O tema será “A implementação de OKRs nas organizações públicas”.
OKR é uma metodologia focada em definir objetivos claros e resultados-chave mensuráveis que ajudam a monitorar o progresso estratégico das instituições públicas. Segundo Sobreiro, essa ferramenta é essential para manter alinhamento entre as ações diárias e os objetivos estratégicos diante dos desafios cotidianos enfrentados pelas organizações governamentais.
Próximos passos rumo à transformação digital
Com base nos resultados desse primeiro encontro produtivo entre MPAM e Gartner fica claro que há um compromisso conjunto em avançar rapidamente na incorporação dessas tecnologias inovadoras às rotinas institucionais.A definição dos recursos necessários e prioridades será fundamental para garantir que tanto as áreas administrativas quanto finalísticas sejam beneficiadas pela aplicação prática da inteligência artificial generativa.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
