segunda-feira, outubro 27, 2025
InícioAmazonasEsporteNotícias do Amazonas - MP solicita 84 anos de pena para réus...

Notícias do Amazonas – MP solicita 84 anos de pena para réus do caso Marielle

O ex-sargento da Polícia Militar Ronnie Lessa e o ex-policial Élcio Queiroz,expulso da corporação,começam a ser julgados nesta quarta-feira (30),a partir das 9h,pela morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O crime ocorreu na noite de 14 de março de 2018, no centro do Rio de Janeiro. A acusação é conduzida pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público estadual, que busca a condenação máxima para os réus.

julgamento no Tribunal do Júri

O processo contra Ronnie Lessa e Élcio Queiroz envolve denúncias por duplo homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio e receptação do veículo Cobalt utilizado no atentado. Ambos foram presos em março de 2019 durante a Operação Lume, realizada pelo Ministério Público e pela Polícia Civil. Para compor o júri popular foram selecionadas 21 pessoas comuns; sete delas serão sorteadas para participar efetivamente das sessões.

Durante o julgamento,os jurados permanecerão incomunicáveis e ficarão alojados em dependências restritas do Tribunal de Justiça do Rio. O Ministério Público pretende ouvir sete testemunhas ao longo dos dias destinados ao julgamento.

Testemunhas e depoimentos

Entre as testemunhas convocadas está Fernanda Chaves, jornalista que sobreviveu ao ataque enquanto estava no carro com Marielle Franco e Anderson Gomes.Além dela,familiares das vítimas e dois policiais civis também prestarão depoimento à acusação.

Detalhes sobre o processo

O inquérito que resultou na prisão dos réus é extenso: conta com 13.680 folhas distribuídas em 68 volumes mais 58 anexos. Devido à localização prisional dos acusados – Ronnie está detido no Complexo Penitenciário de Tremembé (São Paulo) e Élcio na Penitenciária Federal da Papuda (brasília) – ambos serão ouvidos por videoconferência durante as audiências.

Condenação máxima pleiteada

Pelos crimes cometidos contra Marielle Franco e Anderson Gomes, o Gaeco solicitará ao Conselho de Sentença do IV Tribunal do Júri uma pena que pode chegar até 84 anos de reclusão para cada um dos réus envolvidos.

Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares