O Circuito Florianópolis audiovisual Mercosul (FAM) de Cinema, Edição Especial Brasil, será realizado em Manaus nos dias 22, 23 e 24 de outubro. O evento acontecerá no Auditório Coronel Pedro Henrique cordeiro Junior, localizado no Palacete Provincial, no centro da cidade. A mostra itinerante apresentará 15 filmes latino-americanos com entrada gratuita e sessões acessíveis ao público de todas as idades.
Exibição dos filmes e programação
A mostra reúne as obras vencedoras da 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis audiovisual Mercosul, promovido há quase três décadas pela Associação Cultural Panvision em Santa Catarina. Ao todo serão realizadas nove sessões que contemplam dez produções nacionais e cinco internacionais.
Programas exibidos
Os filmes estão organizados em quatro programas distintos:
- Programa Infantojuvenil: títulos com temática infantil e classificação livre
- Histórias ao Nosso Redor: curtas-metragens e documentários também com classificação livre
- Versões de Cinema: animações e videoclipes indicados para maiores de 16 anos
- Longa Catarinense: documentário sobre música com classificação livre
Todas as sessões contarão com recursos completos de acessibilidade como Libras, audiodescrição e legendas para surdos e ensurdecidos (LSE).
Detalhes da programação por dia
Nos dias 22 (quarta-feira) e 23 (quinta-feira), a agenda será a seguinte:
- Às 9h – Programa Infantojuvenil
- Às 14h30 – Programa Histórias ao Nosso Redor
- Às 19h – Programa Versões de Cinema
No feriado municipal do dia 24 (sexta-feira), aniversário da cidade, a programação sofrerá alterações:
- Às 14h30 – Programa Infantojuvenil
- Às 17h – Programa Histórias ao Nosso Redor
- Às 19h – Longa Catarinense com o documentário Aldo Baldin – Uma Vida pela Música, dirigido por Yves Goulart, premiado internacionalmente em mais de vinte ocasiões.
Objetivos do circuito FAM
Desde sua criação em 2005, o Circuito Florianópolis audiovisual Mercosul tem como missão ampliar o acesso à cultura audiovisual latino-americana para diferentes públicos pelo Brasil. O projeto é financiado pela Lei Rouanet contando ainda com patrocínio master da Petrobras além do apoio institucional do governo do Amazonas através da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.
Além das exibições em Manaus, a mostra seguirá para outras cidades das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste brasileiras bem como municípios catarinenses entre os meses outubro e novembro.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!