O vice-prefeito de Manaus, renato Junior, entregou nesta quarta-feira (22) a primeira etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Raiz, situada no bairro Raiz, zona Sul da cidade. com capacidade inicial para tratar mais de 230 milhões de litros de esgoto por mês, a estação beneficiará diretamente cerca de 50 mil moradores e contribuirá para a recuperação ambiental do igarapé do 40.
Nova Estação amplia tratamento e preserva o igarapé do 40
A ETE Raiz é uma das maiores estações da região Norte do Brasil, ocupando uma área total de 9.600 metros quadrados. O projeto é resultado da parceria entre a concessionária Águas de Manaus, a Prefeitura Municipal e o governo estadual do Amazonas. A entrega contou com a presença do governador Wilson lima e outras autoridades locais.
renato Junior destacou que essa obra representa um marco histórico para a zona sul: “Mais que um presente imediato, estamos cuidando da saúde das crianças, idosos e toda população futura. Os resíduos que antes eram lançados diretamente no igarapé agora serão tratados adequadamente antes do descarte”, afirmou o vice-prefeito.
cobertura ampliada na rede pública
Desde o início da gestão atual em 2021 pelo prefeito David Almeida, houve um aumento significativo na cobertura dos serviços públicos relacionados ao tratamento de esgoto em Manaus – saltando dos anteriores 16% para atuais 35%, consolidando-se como a maior taxa entre as capitais da região Norte.
A primeira fase entregue corresponde aproximadamente a 60% da estrutura total prevista para conclusão até 2027. A estação irá inicialmente atender os bairros Raiz,petrópolis,Cachoeirinha e São Francisco.
Fiscalização rigorosa garante qualidade
A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados (Ageman) foi responsável pela fiscalização durante toda construção e continuará monitorando as operações iniciais para assegurar que os padrões estabelecidos pela Agência Nacional das Águas (ANA) sejam cumpridos rigorosamente.
Elson Júnior, diretor-presidente da Ageman ressaltou: “Nosso compromisso é garantir que o serviço oferecido supere os níveis atuais em qualidade”.
Operação inicial e expansão futura
Na fase atual são tratados cerca de oito milhões litros diários - evitando esse volume ser despejado no igarapé do 40 – com previsão futura para alcançar mais de 230 milhões litros por dia após finalização completa em quatro anos.
Além disso será construída uma extensa rede coletora superior a sessenta quilômetros junto com seis Estações Elevatórias nos bairros abrangidos pela bacia hidrográfica local como Japiim e Distrito Industrial.
Benefícios diretos à população
Com essa ampliação gradual prevista até 2027 espera-se beneficiar mais de 220 mil pessoas, abrangendo também áreas nas zonas Sul e Leste.O diretor-presidente da Águas de Manaus reforçou: “Essa estação está entre as mais modernas instaladas na capital”.
A inauguração dessa nova etapa representa avanço importante tanto na infraestrutura urbana quanto na preservação ambiental local.Para acompanhar todas as novidades sobre este tema acompanhe regularmente nossas publicações sobre saneamento básico aqui no Portal Notícias do Amazonas.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!