A Prefeitura de Manaus vai ampliar a fiscalização eletrônica a partir de 1º de fevereiro, com a instalação de novos radares e dez detectores de eixo inéditos para controlar caminhões e veículos pesados em vias urbanas. A iniciativa visa modernizar o trânsito da cidade, reduzir acidentes e coibir infrações como excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho.
Ampliação da fiscalização eletrônica em Manaus
A novidade trazida pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) inclui dez detectores de eixo,tecnologia inédita na capital amazonense que permite identificar o tipo e o porte dos veículos que circulam pelas principais avenidas. Essa inovação é especialmente importante para monitorar caminhões, carretas e ônibus, tornando a fiscalização mais precisa.
Além dos detectores, serão instalados:
- 15 pontos para fiscalização do avanço do sinal vermelho
- 7 controladores com limite máximo permitido em 60 km/h
- 2 lombadas eletrônicas com velocidade máxima permitida em 40 km/h
Atualmente, Manaus conta com 27 radares ativos que fiscalizam excesso de velocidade, avanço sem autorização no semáforo e parada irregular sobre faixas destinadas aos pedestres.
Tecnologia para controle eficiente
Os detectores identificam automaticamente os veículos pesados nas vias urbanas onde há restrição ou maior fluxo desses tipos.Segundo Arnaldo Flores, diretor-presidente do IMMU: “A implantação dessa tecnologia reforça nosso compromisso com a segurança viária. O monitoramento específico dos veículos maiores é fundamental para evitar acidentes graves causados pela imprudência no trânsito”.
principais locais das novas instalações
Detectores de eixo (caminhões e ônibus)
Serão instalados nas seguintes avenidas:
- General Rodrigo Otávio Ramos (nos bairros Coroado e Petrópolis)
- Ephigênio Salles (Adrianópolis e Aleixo)
- Constantino Nery (São Geraldo e Chapada)
- djalma Batista (nossa Senhora das Graças e Chapada)
- Leonardo Malcher (Centro)
- Ramos Ferreira (Centro)
Controle eletrônico da velocidade – limite 60 km/h
Os controladores estarão localizados em:
- avenida Pedro Teixeira (Dom Pedro I)
- Avenida das Torres (Monte das Oliveiras)
- Avenida Governador José Lindoso (Cidade Nova)
- Avenida do Turismo (Ponta Negra/Tarumã)
Lombadas eletrônicas – limite 40 km/h
As lombadas serão instaladas na:
- Avenida São Jorge (São Jorge/Alphaville)
- Avenida General Rodrigo Otávio Ramos (Crespo/rotatória da Suframa)
Fiscalização do avanço no sinal vermelho
Os pontos contemplam as seguintes áreas:
Pedro Teixeira nos bairros Dom Pedro I, Constantino Nery, São Jorge/Ponta Negra; São Jorge próximo ao complexo turístico Ponta Negra; Tefé no bairro Cachoeirinha; Timbiras na Cidade Nova; Leonardo Malcher próximo à Praça 14 de Janeiro; Brasil na Compensa; Max Teixeira nos bairros Flores Nova e Colônia Santo Antônio.
Expectativas após início da operação
Com os novos equipamentos entrando em funcionamento após testes técnicos concluídos até o dia 1º fevereiro, a Prefeitura espera uma significativa redução nos índices de acidentes envolvendo veículos pesados. Além disso, pretende-se coibir comportamentos imprudentes como ultrapassagens perigosas ou desrespeito às normas básicas do trânsito urbano.
O sistema municipal ganha assim um reforço tecnológico importante que contribui não só para melhorar o fluxo viário mas também para garantir um trânsito mais seguro aos motoristas comuns, pedestres e ciclistas.
acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
