quarta-feira, dezembro 24, 2025
InícioAmazonasPolíticaNotícias do Amazonas - Lula vê tarifa dos EUA como irrelevante e...

Notícias do Amazonas – Lula vê tarifa dos EUA como irrelevante e elogia relação com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (23), durante cerimônia no Palácio do Planalto, que a tarifa de 40% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros foi “irrelevante” para o Brasil. Segundo ele, as negociações em torno dessa taxação contribuíram para melhorar a relação com o ex-presidente norte-americano Donald Trump, indicando que o ano terminou de forma positiva para o país.

Melhora nas relações entre Brasil e Estados Unidos

Lula destacou que, apesar das expectativas de conflito devido à tarifa americana, houve uma aproximação inesperada entre os dois líderes. “Quando muita gente imaginava que eu e o Trump ia entrar em guerra, nós terminamos virando amigos”, ressaltou. Ele também mencionou a queda nos preços dos alimentos como um sinal de recuperação econômica e melhoria na qualidade de vida da população.

Impacto da tarifa americana

A taxa de 40% aplicada pelos EUA atingiu principalmente produtos como café e carne brasileira.No entanto, Lula avaliou que essa medida não teve efeito significativo sobre a economia nacional. Para ele, esse episódio serviu mais como um ponto inicial para fortalecer os diálogos bilaterais do que como um obstáculo comercial.

Crise diplomática e sanções aplicadas

Entre julho e agosto do ano passado, as relações entre Brasil e Estados Unidos passaram por seu momento mais tenso quando Washington anunciou tarifas elevadas contra produtos brasileiros. Naquele período, Trump e seus aliados criticaram duramente decisões judiciais brasileiras relacionadas ao julgamento da trama golpista no supremo Tribunal Federal (STF), culminando na condenação do ex-presidente jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão.

Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes

Além das tarifas comerciais, os EUA aplicaram a Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes – relator do processo – acusando-o de autorizar prisões preventivas arbitrárias e restringir liberdades civis no país. Essa sanção incluiu também sua esposa Viviane Barci de Moraes até serem retirados da lista em 12 dezembro último.

Reaproximação política no final do ano

Durante a Assembleia Geral da ONU em setembro, Lula encontrou-se pessoalmente com Donald Trump. O republicano comentou ter havido uma “química excelente” entre eles naquele encontro. Já em dezembro, após uma ligação telefônica com Lula, Trump reafirmou seu apreço pelo presidente brasileiro destacando conversas produtivas sobre comércio e sanções.

Declarações recentes de Donald Trump

Trump declarou: “Tivemos uma ótima conversa… trump-elogia-parceria-com-lula-e-preve-resultados-positivos-em-breve/” title=”… elogia parceria com … e prevê resultados positivos em breve”>falamos sobre comércio… tivemos boas reuniões… gostei dele”. Essas palavras reforçam o clima positivo construído nos últimos meses entre os dois países após períodos difíceis nas relações bilaterais.


Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares