O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou nesta terça-feira (21) autorização para ser transferido da Primeira Turma para a Segunda Turma da Corte. Atualmente,Fux integra a Primeira Turma,que é o colegiado responsável por julgar as stf-rebate-sancoes-dos-eua-e-defende-atuacao-de-alexandre-de-moraes/” title=”… rebate sanções dos EUA e defende atuação de Alexandre de Moraes”>ações penais relacionadas à trama golpista. O pedido foi formalizado por meio de um ofício enviado ao presidente do STF, ministro Edson Fachin.
Transferência de Luiz Fux entre turmas do STF
A mudança pretendida pelo ministro ocorre após a abertura de uma vaga na Segunda Turma, provocada pela aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso. caso permanecesse no tribunal, Barroso ocuparia uma cadeira nesse colegiado. Com isso, Fux busca assumir essa posição disponível.
Impactos na composição das turmas
Com a saída de Luiz Fux da Primeira Turma, esse grupo poderá ficar reduzido a quatro membros até que o presidente Luiz Inácio lula da Silva nomeie um novo ministro para preencher a vaga deixada por Barroso. A Segunda Turma atualmente é formada pelos ministros André Mendonça, Nunes Marques, Gilmar Mendes e Dias Toffoli.
Funções e importância dos colegiados no STF
A Primeira Turma tem papel fundamental no julgamento das ações penais referentes à trama golpista – tema sensível e central nas decisões recentes do Supremo. Já a Segunda Turma atua em outras áreas relevantes do direito constitucional e penal.
Estrutura atual dos colegiados
- Primeira Turma: Responsável pelas ações penais da trama golpista; atualmente com cinco vagas (uma aberta).
- Segunda Turma: Composta por quatro ministros; vaga aberta com aposentadoria de Barroso.
Próximos passos após o pedido de transferência
O ofício enviado por luiz Fux aguarda análise e aprovação pelo presidente Edson Fachin para que seja oficializada sua mudança para a Segunda Turma. Enquanto isso, permanece na primeira até decisão final sobre seu pedido.
Expectativas dentro do STF
A movimentação pode alterar dinâmicas internas importantes nos julgamentos relacionados à trama golpista e outros temas sob responsabilidade desses colegiados. A nomeação futura também será decisiva para completar o quadro da Primeira turma.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
