A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) definiu para dezembro o julgamento dos réus que compõem o Núcleo 2 da investigação sobre a trama golpista durante o governo de Jair Bolsonaro.As sessões ocorrerão nos dias 9, 10, 16 e 17 de dezembro. Até agora, apenas o Núcleo 1, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados, foi condenado.
Julgamento do Núcleo 2
O Núcleo 2 é composto por seis réus que a procuradoria-Geral da República (PGR) acusa de planejar ações para manter ilegalmente Bolsonaro no poder em 2022. Entre os crimes atribuídos estão organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, stf-impoe-penas-severas-a-bolsonaro-e-aliados-por-golpe/” title=”Notícias do Amazonas – … impõe penas severas a Bolsonaro e aliados por golpe”>além da deterioração de patrimônio tombado.
Réus do Núcleo 2
Os acusados são:
- Filipe Martins (ex-assessor internacional de Bolsonaro);
- Marcelo Câmara (ex-assessor presidencial);
- Silvinei Vasques (ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal);
- Mário Fernandes (general do Exército);
- Marília de Alencar (ex-subsecretária de Segurança do Distrito Federal);
- Fernando de Sousa Oliveira (ex-secretário adjunto na Secretaria de Segurança do Distrito Federal).
Outros núcleos em julgamento
Além dos núcleos já mencionados, outros grupos também serão julgados ainda este ano. O Núcleo 3 terá seu julgamento iniciado em 11 novembro e o Núcleo 4 começará amanhã dia 14. Já o Núcleo 5, formado pelo empresário Paulo Figueiredo – neto do ex-presidente da ditadura João Figueiredo – não tem data prevista para julgamento porque ele reside nos Estados Unidos e não apresentou defesa no processo.
Situação atual das condenações
Até este momento somente os integrantes do Núcleo 1 foram condenados pela Justiça.Os demais núcleos seguem com seus processos em andamento conforme as datas estabelecidas pelo STF.
acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!