Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 já podem acessar a correção detalhada de suas redações. O Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou, na manhã desta sexta-feira (14), a vista individual da folha de redação. Para consultar o material, os candidatos devem entrar na Página do Participante, utilizando o número do CPF e a senha cadastrada no portal Gov.br. O acesso tem caráter exclusivamente pedagógico e está disponível após a divulgação oficial dos resultados, prevista para janeiro.
Acesso à correção da redação
O Inep disponibiliza aos participantes um espelho da redação que permite compreender os critérios usados na avaliação. Essa ferramenta é fundamental para que os candidatos identifiquem quais aspectos foram bem avaliados e quais precisam ser aprimorados em futuras provas ou outras produções textuais. Em 2024, o tema proposto foi Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.
critérios de avaliação e pontuação
Cada redação é avaliada por dois profissionais que atribuem notas em cinco competências diferentes, cada uma valendo até 200 pontos – totalizando uma pontuação máxima possível de mil pontos.A nota final é calculada pela média aritmética das somas atribuídas pelos avaliadores.
caso haja divergência significativa entre as avaliações iniciais, o texto pode passar por até quatro avaliações independentes para garantir maior precisão na nota final. Segundo o Inep, todo esse processo segue rigorosamente as normas estabelecidas pelo edital do exame e é supervisionado em todas as etapas pela instituição.
Treineiros e regras sobre anulação
Além dos candidatos regulares, os chamados treineiros – estudantes que realizam as provas apenas para testar seus conhecimentos – também têm acesso aos resultados das suas redações pela Página do Participante.
O Ministério da Educação informou que entre os mais de 4 milhões inscritos no Enem 2024, cerca de 19% são alunos do primeiro ou segundo ano do ensino médio; outros 0,6% são pessoas que não cursam nem concluíram essa etapa escolar mas fizeram o exame como forma de autoavaliação.
É importante destacar que candidatos com provas anuladas não terão acesso à vista da folha de redação. Motivos comuns para anulação incluem uso de impropérios ou desenhos no texto; partes deliberadamente desconectadas ao tema; ou qualquer identificação pessoal escrita onde deveria estar somente a produção textual – como nome ou assinatura. Também fica impedida a visualização quando a banca atribui nota zero à redação escrita predominantemente em língua estrangeira.
Para quem deseja entender melhor os critérios adotados na correção deste ano, o Inep oferece uma cartilha online explicativa disponível aos participantes.Conclusão
A consulta ao espelho da redação representa uma oportunidade valiosa para aprimorar habilidades textuais com base em feedback detalhado e transparente oferecido pelo Enem 2024.Fique atento às orientações oficiais disponíveis na Página do Participante para garantir seu acesso seguro às informações sobre sua prova.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de manaus e região!