A meia Gabi Zanotti, do Corinthians, e a atacante Marta, que atua pelo Orlando Pride nos Estados Unidos, são as finalistas brasileiras do prêmio Rainha da América 2025. A disputa também conta com a jovem paraguaia Cláudia Martínez, do Olímpia. O reconhecimento é concedido pelo jornal uruguaio el país à melhor jogadora em atividade no continente americano. A votação é realizada por jornalistas de toda a América e o resultado será divulgado em 31 de dezembro.
Prêmio Rainha da América: origem e contexto
O prêmio feminino foi criado em 2021 para complementar o tradicional Rei da América, que desde 1985 reconhece o melhor jogador masculino das Américas. Nesta edição masculina de 2025 não há brasileiras entre os finalistas. Entre os candidatos estão o uruguaio Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo; Adrián Martínez, da Argentina; e Lionel Messi, que defende o Inter Miami.
Histórico brasileiro no prêmio feminino
Nas quatro edições anteriores do Rainha da América, as brasileiras conquistaram três títulos: Tamires (corinthians) venceu em 2021; Priscila (América-México) levou a taça em 2023; e Gabi Zanotti foi premiada no ano passado. Em 2022 quem ganhou foi a colombiana Linda Caicedo.
Destaques das finalistas brasileiras
Gabi Zanotti tem se destacado intensamente na temporada de 2025 pelo Corinthians. Com seus 40 anos, ela terminou como artilheira das Brabas com 19 gols, sendo seis deles na Libertadores feminina – competição na qual liderou sua equipe rumo ao sexto título continental do clube paulista. Além disso, ajudou o Timão a conquistar seu sétimo campeonato brasileiro.
Marta brilhou pela seleção brasileira durante a Copa América disputada no Equador neste ano.Aos 39 anos, marcou dois gols decisivos na final contra a Colômbia e recebeu o título de craque da competição sul-americana feminina. Também teve sua performance reconhecida internacionalmente com indicação à Bola de ouro pela revista France Football.
Jovem promessa paraguaia desafia favoritas
Com apenas 17 anos, Cláudia Martínez despontou como uma revelação continental nesta temporada ao se destacar nas categorias sub-17 – conquistando tanto o Campeonato Sul-Americano quanto participando ativamente no Mundial juvenil com três gols marcados em quatro partidas disputadas.
Na seleção adulta paraguaia ela dividiu a artilharia da Copa América com seis gols junto à brasileira Amanda Gutierrez e ainda faturou recentemente a Supercopa local defendendo as cores do Olímpia.
A disputa entre essas atletas evidencia um cenário competitivo crescente para futebol feminino nas Américas – reforçando talentos consagrados como Marta e Gabi Zanotti ao lado das novas gerações representadas por Cláudia martínez.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de manaus e região!
