sexta-feira, outubro 31, 2025
InícioManausNotícias do Amazonas - FAB realiza terceiro voo e repatria 218 pessoas...

Notícias do Amazonas – FAB realiza terceiro voo e repatria 218 pessoas do Líbano

Mais de 217 ​passageiros e ⁣cinco animais de⁢ estimação desembarcaram na manhã desta quinta-feira ‌(10) na Base Aérea de Guarulhos, vindos do Líbano no terceiro voo⁢ da Operação Raízes do Cedro. ‍A Força ⁤Aérea ⁣Brasileira (FAB) realizou o transporte dessas pessoas em uma‌ aeronave KC-30, que tem capacidade para 230 ocupantes. este é o terceiro voo da FAB com brasileiros resgatados do país, totalizando até agora 672 ‍repatriados desde a intensificação dos ⁢conflitos entre ‍forças israelenses ‍e o grupo Hezbollah no território​ libanês.

Operação Raízes do Cedro: detalhes ​sobre os voos

A Operação Raízes do Cedro tem como objetivo repatriar brasileiros que vivem no Líbano ou seus ‍familiares diante da escalada dos ataques na região. Até o momento, foram realizados três voos com retorno ao Brasil, transportando um total ‌de 672 ​pessoas.

Capacidade e logística dos voos

A aeronave utilizada pela‍ FAB é‌ um KC-30, ‍capaz de​ transportar até 230 passageiros por viagem. Segundo ‍a Força Aérea Brasileira, a previsão é realizar aproximadamente 500 embarques semanais, considerando as ‍idas e voltas​ necessárias para trazer cerca de ⁢3 mil brasileiros entre⁢ os aproximadamente⁣ 21 mil residentes no Líbano.

escalas estratégicas durante as viagens

Os voos fazem escala obrigatória em Lisboa, Portugal, ⁤para reabastecimento tanto na ida quanto na volta. Durante este terceiro voo específico, um passageiro‌ de 41 anos precisou permanecer em Lisboa devido à suspeita de trombose; ele está recebendo acompanhamento médico pelo consulado brasileiro‍ local.

Perfil dos passageiros transportados

Entre os resgatados nos três primeiros voos estão‌ cerca de 80 estrangeiros parentes de‍ brasileiros,além daqueles que ⁣viajaram ​mediante acordo bilateral​ entre brasil e Líbano. Alguns desses estrangeiros são naturais do Uruguai, Argentina e Venezuela. Essa colaboração internacional reforça a importância humanitária da operação diante das circunstâncias adversas enfrentadas pela população ⁤local.

Organização ⁣dos próximos deslocamentos

O Ministério das Relações⁢ Exteriores coordena os futuros voos por⁢ meio da embaixada brasileira em Beirute. O ⁢contato direto com cidadãos brasileiros residentes no Líbano​ e seus familiares garante ‍uma organização eficiente para continuar ⁤trazendo ⁢essas pessoas​ ao Brasil com segurança.


Acompanhe as⁣ atualizações da matéria ​e outras reportagens ⁤relevantes no Portal Notícias do ‌Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus​ e região!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares