O Amazonas é o segundo estado do país com melhor desempenho no setor de inovação, que engloba investimentos públicos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), pesquisa científica e empreendimentos inovadores, conforme o Ranking de competitividade dos Estados divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estudo, apresentado esta semana durante o 13º Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), em Brasília, também destaca que o Amazonas lidera a competitividade entre os estados das regiões Norte e nordeste.
Ranking geral e destaque regional
O levantamento do CLP avalia a gestão pública dos estados brasileiros por meio de 99 indicadores distribuídos em dez áreas essenciais: sustentabilidade ambiental,capital humano,educação,eficiência da máquina pública,infraestrutura,inovação,potencial de mercado,solidez fiscal,segurança pública e sustentabilidade social. No ranking geral para 2024, o Amazonas subiu três posições em relação ao ano anterior e ocupa agora a 11ª colocação nacional. Entre os estados das regiões Norte e Nordeste é líder absoluto.
Posição no setor Inovação
No pilar específico da inovação – que considera investimentos públicos em P&D; patentes; bolsas para mestrado e doutorado; empreendimentos inovadores; pesquisa científica; empresas com alto crescimento; além dos setores de informação e comunicação – o Amazonas avançou da quinta para a segunda posição entre os estados brasileiros. Fica atrás apenas do estado de São Paulo.
Investimentos estratégicos em Ciência e Tecnologia
Desde 2019, o Governo do Amazonas investiu mais de R$ 700 milhões na área por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), uma das principais agências fomentadoras nacionais. A expectativa é alcançar R$ 1 bilhão até 2026. Para Márcia Perales Mendes Silva,diretora-presidente da Fapeam: “Os investimentos realizados posicionam o estado como segundo colocado no pilar Inovação frente às demais unidades federativas”.
Reposicionamento estratégico
Segundo Márcia Perales Mendes Silva: “A partir de 2019 houve um reposicionamento estratégico da Ciência,Tecnologia & Inovação (CT&I) pelo governador Wilson Lima como área essential para promover desenvolvimento econômico sustentável aliado ao progresso social”. Ela ressalta ainda que apesar dos avanços significativos já alcançados há desafios pela frente para garantir continuidade nesse crescimento.
Destaque entre os estados do Norte e Nordeste
Além do primeiro lugar nas regiões Norte/Nordeste no ranking geral nacional – onde aparece na posição número onze – outros estados dessas regiões aparecem logo atrás na lista: Paraíba (12º), Ceará (14º), Tocantins (15º), Rondônia (16º) entre outros até Roraima na vigésima sétima colocação.
A inovação representa um fator decisivo para transformar processos internos nas empresas públicas ou privadas bem como impactar positivamente toda a sociedade local. O desempenho destacado pelo Amazonas reforça seu papel crescente como polo tecnológico regional.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
