quarta-feira, outubro 8, 2025
InícioAmazonasCulturaNotícias do Amazonas - Equipamentos de fotógrafo brasileiro desaparecido em Paris são...

Notícias do Amazonas – Equipamentos de fotógrafo brasileiro desaparecido em Paris são entregues à polícia

O fotógrafo brasileiro flávio de Castro sousa, 36 anos, está desaparecido em Paris desde o dia 26 de novembro, data em que deveria embarcar no voo de volta para o Brasil.Amigos próximos entregaram à polícia francesa os equipamentos eletrônicos dele, incluindo computador e celular, além de três escovas de dentes para possíveis exames de DNA. A demora na entrega dos dispositivos gerou questionamentos sobre a atuação das autoridades locais.

Entrega dos pertences e investigação policial

O filósofo e professor Rafael Basso, amigo pessoal de Flávio, informou que os aparelhos eletrônicos foram entregues à polícia apenas no dia 12 de dezembro – 16 dias após o desaparecimento do fotógrafo. Além disso, ele destacou a lentidão da investigação: “Gostaria de saber por que a polícia só se interessou agora. Não recebemos nenhuma pista ou novidade até o momento.” Segundo Basso, os dispositivos estavam sob sua guarda e permanecem bloqueados; ele espera que sejam periciados com urgência.

Depoimento sigiloso

Nas redes sociais, Rafael Basso revelou ter prestado depoimento às autoridades francesas sobre o caso. Contudo, recebeu orientação para não divulgar detalhes do conteúdo fornecido durante a audiência.

Pertences já encaminhados à Embaixada

Ainda conforme Basso, as malas pessoais do fotógrafo foram entregues à Embaixada do Brasil em paris. No início deste mês (4 de dezembro), o nome de Flávio foi incluído na lista oficial da Interpol como pessoa desaparecida.

Histórico do desaparecimento

Conhecido artisticamente como Flávio Carrilho e residente em Belo Horizonte (MG), ele viajou para Paris no dia 1º novembro com fins profissionais e planejava estender sua estadia até o final daquele mês para férias. No entanto, no dia 26 novembro – quando deveria retornar ao Brasil – não embarcou no voo apesar do check-in ter sido realizado pela companhia aérea Latam.

Contato suspeito após sumiço

No dia seguinte ao desaparecimento, um homem identificado como alex entrou em contato pelo Instagram com um amigo brasileiro afirmando que Flávio teria sofrido um acidente e sido hospitalizado brevemente antes da alta médica ainda naquele mesmo dia.

Últimos movimentos conhecidos

A família relatou que Flávio solicitou uma prorrogação da estadia no apartamento onde estava hospedado por mais um dia antes do sumiço definitivo. Desde então não respondeu mensagens nem contatos telefônicos. Segundo informações repassadas por Alex aos familiares via comunicado oficial, todos os pertences pessoais dele foram retirados do imóvel – inclusive seu passaporte.

Achado inusitado: celular encontrado em vaso

Após várias tentativas frustradas da mãe ligar insistentemente para seu telefone móvel durante dias sem sucesso aparente; na madrugada do dia 28 novembro alguém atendeu uma ligação feita dela ao aparelho perdido. Como essa pessoa não falava português passou rapidamente o celular para outro brasileiro chamado Denis – funcionário num restaurante parisiense próximo ao local onde foi encontrado.Denis explicou posteriormente à família que o celular havia sido localizado dentro de um vaso com plantas, próximo à porta desse estabelecimento comercial por volta das sete horas daquela manhã (27/11).


diante desses fatos envolvendo a busca pelo paradeiro deste fotógrafo brasileiro na Europa é fundamental acompanhar as investigações oficiais enquanto familiares aguardam respostas concretas sobre seu destino incerto.

Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares