sexta-feira, setembro 19, 2025
InícioAmazonasPolíticaNotícias do Amazonas - Deputados defendem voto pela democracia, mas são criticados...

Notícias do Amazonas – Deputados defendem voto pela democracia, mas são criticados nas redes sociais

Parlamentares do Amazonas defendem voto como ato pela democracia, mas internautas criticam nas redes sociais

Deputados federais do Amazonas foram alvo de críticas após votarem a favor da tramitação do projeto conhecido como “PL da Anistia”. Entre os parlamentares que apoiaram a urgência estão Adail Filho (Republicanos), Capitão Alberto Neto (PL), Fausto Santos Jr. (união brasil) e Silas Câmara (Republicanos).Apesar das justificativas dos deputados, as reações nas redes sociais foram majoritariamente negativas.

Votação e reação dos parlamentares

Nas redes sociais,os deputados defenderam o voto como uma forma de fortalecer a democracia e garantir direitos aos brasileiros. O deputado Capitão Alberto Neto classificou o momento como um “dia de festa” e considerou a aprovação um “primeiro passo para a liberdade da democracia e do ex-presidente Bolsonaro”. Já Adail filho afirmou ter votado com “responsabilidade e firmeza”,ressaltando que o apoio à urgência foi um gesto em defesa da democracia.Silas Câmara optou por fechar os comentários em sua publicação diante das críticas recebidas.

Fausto Santos Jr., por sua vez, explicou que seguiu orientação partidária ao votar: “Votei a favor do regime de urgência da Anistia. eu e meu partido, o União Brasil, acreditamos na democracia, no equilíbrio entre os Poderes e na paz que o Brasil precisa para avançar.”

Críticas nas redes sociais

Apesar das justificativas apresentadas pelos parlamentares, as manifestações contrárias predominaram nos comentários online. Internautas expressaram descontentamento com frases como: “É anistia, é PEC da blindagem. O circo tá montado, os palhaços somos nós, brasileiros.” Outros questionaram: “Vai trabalhar em prol do povo quando?” ou ainda cobraram mais empenho local: “Você deveria colocar força igual está fazendo para livrar Bolsonaro para ajudar o Amazonas.”

Comentários mais contundentes também apareceram: “Esse homem perdeu meu respeito com uma dessas”, “falta de respeito isso sim”, “nada anistia quem foi pra lá sabia das consequências” e “eu teria vergonha; já está pensando nas próximas eleições porque no povo não pensa.”

Como votaram os deputados federais do Amazonas

Dos oito deputados federais pelo Amazonas, cinco participaram da votação sobre o regime de urgência para tramitação rápida do PL da Anistia:

  • Adail Filho (Republicanos): favorável
  • Capitão Alberto Neto (PL): favorável
  • Fausto Santos Jr. (União Brasil): favorável
  • Silas Câmara (Republicanos): favorável
  • Pauderney Avelino (União Brasil): absteve-se

Três parlamentares estiveram ausentes:

  • Amom Mandel (Cidadania)
  • Átila Lins (PSD)
  • Sidney Leite (PSD)

Nenhum deputado votou contra.

Próximos passos na tramitação

Com a aprovação do regime de urgência pela Câmara dos Deputados,a proposta poderá ser analisada diretamente em plenário sem passar pelas comissões legislativas tradicionais.No entanto, ainda não há definição sobre o texto final nem data marcada para votação definitiva.

O projeto original foi apresentado pelo deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ). Um ponto ainda controverso é se essa anistia abrangerá ou não o ex-presidente Jair Bolsonaro – condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe contra as instituições democráticas.


Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares