Os contribuintes de Manaus já podem indicar a inscrição imobiliária que desejam beneficiar com os créditos acumulados da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) para obter desconto no IPTU 2026. O procedimento deve ser realizado até o dia 30 de novembro, por meio do manaus-promove-dia-d-de-multivacinacao-para-jovens-e-criancas/” title=”Notícias do Amazonas – … promove 'Dia D' de Multivacinação para jovens e crianças”>site oficial disponibilizado pela prefeitura. Essa ação faz parte do programa municipal que permite transformar os créditos gerados ao solicitar a NFS-e com CPF em abatimento no imposto, podendo alcançar até 50% do valor total do IPTU.
Programa de incentivo da Prefeitura de Manaus
O benefício oferecido integra uma iniciativa da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), que visa estimular a formalização fiscal e premiar os contribuintes que solicitam nota fiscal com CPF. Conforme explica o subsecretário da Receita, Armínio Pontes, novembro é o mês destinado para a escolha do imóvel beneficiado:
Orientação para indicação do imóvel
“novembro é o período em que os contribuintes devem optar pela matrícula do IPTU para aplicar o crédito acumulado na nota fiscal. Esse programa já está em vigor há alguns anos e funciona assim: quem solicita nota fiscal de serviço incluindo o CPF vai acumulando crédito que pode ser convertido em desconto no IPTU, chegando a até 50% desse imposto. Portanto,é fundamental fazer essa indicação até o final deste mês“,esclareceu Armínio Pontes.
Como consultar créditos e realizar a indicação
A consulta dos valores acumulados e a escolha da inscrição imobiliária devem ser feitas exclusivamente pelo endereço eletrônico creditodanota.manaus.am.gov.br.
Funcionalidades disponíveis no portal online
No ambiente digital disponibilizado pela Semef, os contribuintes têm acesso às seguintes opções:
- Consultar saldo dos créditos acumulados;
- Verificar as notas fiscais registradas;
- Selecionar qual imóvel receberá o desconto referente ao IPTU 2026.
A Secretaria recomenda não deixar essa tarefa para última hora para evitar congestionamento no sistema e garantir que todos possam usufruir plenamente dos benefícios oferecidos.
Importância da participação dentro do prazo
Realizar esse procedimento dentro do prazo estipulado assegura aos moradores de Manaus um importante alívio financeiro na cobrança anual do IPTU. Além disso, fortalece as práticas fiscais corretas na cidade ao incentivar a emissão correta das notas fiscais eletrônicas com CPF.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
