Tutores de cães e gatos no Amazonas devem ficar atentos à antecipação da campanha de vacinação antirrábica, que acontece até 31 de julho. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) alerta que a imunização é destinada exclusivamente a animais com mais de três meses e que estejam saudáveis. A medida visa garantir a proteção dos pets diante das condições climáticas adversas previstas para o estado.
Campanha antecipada para intensificar ações contra a estiagem
A antecipação da vacinação faz parte da estratégia adotada pela FVS-RCP para reforçar as ações durante o período de estiagem, conforme explica a diretora-presidente Tatyana Amorim. Segundo ela, “com a previsão de uma nova estiagem severa, orientamos as secretarias municipais para realizarem as campanhas ainda no primeiro semestre deste ano, garantindo assim a imunização dos animais afetados pelas mudanças climáticas”.
Duração inédita e cronograma municipal
Pela primeira vez, a campanha estadual terá duração estendida por seis meses, entre fevereiro e julho. Conforme Elder Figueira, responsável pela Vigilância Ambiental do estado, Manaus será o único município que seguirá com o cronograma tradicional iniciando em setembro devido ao processo recente de contratação dos vacinadores. Os demais municípios estão finalizando suas campanhas dentro do prazo estabelecido.
Apoio logístico e cobertura vacinal ampla
Deugles Cardoso, gerente de zoonoses da FVS-RCP, destaca que além da distribuição das vacinas foram fornecidos insumos essenciais como seringas e agulhas aos municípios para assegurar uma execução eficiente das campanhas locais.Ele ressalta que essa parceria entre Estado e municípios é essential para alcançar uma cobertura vacinal eficaz capaz de prevenir surtos tanto nos animais quanto na população humana.
Resultados parciais da campanha
Até o momento seis cidades já concluíram suas campanhas atingindo as metas propostas enquanto outras 55 estão em fase finalização.A FVS-RCP informa ainda que seguindo recomendação do Ministério da Saúde junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), busca-se validar nacionalmente a eliminação das variantes V01 e V02 do vírus da raiva transmitidas por cães e gatos no amazonas.
Orientações importantes para os tutores na vacinação segura
Para garantir um processo tranquilo durante a vacinação antirrábica animal é fundamental seguir algumas recomendações:
Preparação adequada do ambiente
Escolha um local calmo sem distrações onde os animais possam ser vacinados com segurança tanto para eles quanto para os responsáveis pelo procedimento.
Transporte seguro dos pets
Os cães devem estar com coleiras ou focinheiras quando necessário; já os gatos precisam ser transportados em caixas apropriadas evitando fugas ou acidentes.
Condução responsável dos animais
É imprescindível que um adulto conduza os pets durante todo o processo garantindo segurança aos envolvidos.
Avaliação prévia do estado clínico
Antes da aplicação da vacina verifique se o animal está saudável; não devem receber vacina cães ou gatos com febre diarreia outras enfermidades fêmeas gestantes ou lactantes.
Monitoramento após vacinação
Observe seu pet por algum tempo após receber a dose para identificar possíveis reações adversas embora seja importante destacar que a vacina antirrábica é segura, não provoca efeitos colaterais graves nem leva à morte dos animais.
Acompanhe as atualizações desta matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
