O concurso da Câmara Municipal de Manaus (CMM), previsto para 2024, oferecerá mais de 50 vagas em diversas áreas de formação. As oportunidades destinam-se ao preenchimento do quadro efetivo e também para cadastro de reserva. A expectativa é que o edital seja divulgado ainda este ano, com aplicação das provas confirmada para 2024 e posse dos aprovados prevista para o primeiro semestre de 2025.
Avanços no concurso da Câmara Municipal de Manaus
após um longo período sem certame - o último foi realizado em 2003 – a Câmara Municipal dá passos importantes rumo à realização do novo concurso público. A comissão técnica formada por servidores da Casa está responsável pela organização do processo seletivo, que visa renovar e ampliar o quadro funcional da instituição.
Importância histórica do certame
O presidente da CMM, vereador Caio André (União Brasil), destacou a relevância do concurso após duas décadas sem novas seleções. Segundo ele, “a necessidade é enorme”, especialmente porque os últimos remanescentes do certame anterior foram convocados apenas no ano passado. O parlamentar acredita que até novembro deste ano o processo estará concluído para atender às demandas internas e possibilitar a convocação dos aprovados em 2025.
Banca organizadora contratada
No dia 26 de julho, foi oficializada a contratação do Instituto Acesso como banca organizadora responsável pelo certame. A publicação ocorreu no Diário Oficial do Legislativo com acesso público pelo site oficial da Câmara (www.cmm.am.gov.br). O Instituto Acesso possui experiência consolidada na realização de concursos públicos relevantes, como o realizado pela Secretaria Estadual de Educação do Amazonas (Seduc-AM) em 2018, com quase sete mil vagas.
Experiência comprovada
Além disso, essa banca já atuou em processos seletivos importantes nos estados do Rio Grande Norte e Espírito santo, incluindo concursos para Polícia civil e Corpo de bombeiros Militar. essa trajetória reforça a credibilidade na condução das etapas previstas para o concurso da CMM.
Adequações legais e trâmites finais
Para viabilizar a seleção pública, foi aprovado recentemente o Projeto de Lei nº 313/2024 que altera dispositivos na Lei nº 522 referente ao Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores municipais. Essa atualização normativa ajusta as condições necessárias à abertura das vagas previstas no novo concurso.
Reoxigenação funcional necessária
A decisão pelo novo certame decorre não só da defasagem temporal desde a última seleção mas também da necessidade técnica identificada pela administração municipal para reestruturar seu quadro funcional diante das demandas atuais legislativas.
Acompanhe as atualizações desta matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
