O Brasil pode registrar neve pela primeira vez em 2024 entre a noite de quarta-feira,dia 28,e a manhã de quinta-feira,dia 29. A previsão indica que o fenômeno deve ocorrer nas serras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul do Paraná. Além disso, uma massa de ar frio intensa deve provocar queda significativa nas temperaturas em várias regiões do país.
Previsão de neve nas serras do Sul
A possibilidade de neve é considerada alta em cidades como Bom Jesus, São José dos Ausentes, Gramado e Canela, localizadas no Rio grande do Sul. Em Santa Catarina, as chances também são elevadas para São Joaquim, Urupema e Urubici. Essas áreas devem enfrentar um frio rigoroso com mínimas abaixo de zero durante o período.
Queda das temperaturas e condições climáticas
de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria combinada à formação de um ciclone extratropical no oceano próximo ao litoral gaúcho está provocando a redução das temperaturas na Região Sul. Essa condição mantém chuvas frequentes e aumenta a possibilidade da ocorrência de geadas nos estados da região.
Impacto do frio em outras regiões
O avanço da massa polar não se limita ao Sul. Estados como Acre, Amazonas e Rondônia também sentirão os efeitos da onda fria. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul serão atingidos pelo declínio térmico assim como partes dos estados Goiás,São paulo,Rio de Janeiro e Minas Gerais. Até sexta-feira (30), espera-se que as temperaturas caiam mais de 15 graus Celsius especialmente na Região Sul.
Regiões com maior risco para neve
Nas serras gaúcha e catarinense além do sul paranaense estão concentradas as maiores chances para precipitação sólida neste evento climático atípico para este ano.
Cidades gaúchas
Bom jesus
São José dos Ausentes
Gramado
Canela
Cidades catarinenses
São Joaquim
Urupema
Urubici
Fenômenos associados à frente fria
A formação desse ciclone extratropical contribui diretamente para:
- Queda acentuada das temperaturas
- manutenção das chuvas
- Possibilidade elevada de geadas na Região Sul
Esses fatores reforçam o cenário favorável à ocorrência da neve após vários anos sem registros significativos nesse período.
Frio intenso alcança outras áreas brasileiras
Além das regiões tradicionais afetadas pelo inverno rigoroso:
- Acre
- Amazonas
- Rondônia
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
Também terão queda expressiva nas temperaturas junto com partes dos estados:
- Goiás
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
Essa onda polar traz mudanças importantes no clima nacional nos próximos dias.
esta será uma semana marcada por forte resfriamento principalmente no sul brasileiro com potencial histórico para registro precoce da neve em diversas cidades serranas.O fenômeno reforça a importância da atenção às condições meteorológicas locais diante dessa mudança brusca no tempo.
acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!