Uma nova companhia aérea, a Avion Express Brasil, subsidiária do grupo irlandês Avia Solutions, recebeu autorização da Agência nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar operações no país até o fim de março próximo. A empresa terá um modelo operacional inovador no brasil, focado na prestação de serviços para outras companhias aéreas por meio do sistema ACMI (aeronave, tripulação, manutenção e seguro). Com sede em Indaiatuba (SP), a Avion Express Brasil planeja começar suas atividades comerciais no primeiro trimestre de 2025.
Modelo operacional ACMI e autorização da Anac
O serviço oferecido pela controladora da Avion Express Brasil é conhecido internacionalmente como ACMI. Nesse formato, a empresa arrenda aeronaves junto com pilotos e comissários para outras companhias por períodos determinados.Além disso, é responsável pela manutenção das aeronaves e pelo pagamento dos seguros. Já as empresas contratantes cuidam da venda das passagens e assumem os custos operacionais como combustível e taxas aeroportuárias.
A Anac destacou que esse modelo permite às companhias aéreas ampliar temporariamente sua capacidade em momentos de alta demanda – como férias ou eventos especiais – além de garantir continuidade nos voos quando há indisponibilidade das próprias aeronaves.
Paralelamente à autorização concedida pela agência reguladora brasileira, a Avion Express celebrou a obtenção do Certificado de Operador Aéreo (COA), documento que confirma sua aptidão legal para operar no território nacional.
Expansão planejada e operação na América Latina
Com o certificado já em vigor, a subsidiária brasileira está preparada para iniciar as operações comerciais implantando até dez aeronaves Airbus A320 ainda em 2025. O plano prevê crescimento gradual chegando a 25 aviões até 2028.
Segundo comunicado oficial da controladora internacional, o início das atividades representa um avanço importante nas soluções ACMI na América Latina – mercado considerado estratégico pelo grupo devido ao seu potencial crescente. Recentemente foram firmadas parcerias também no México e Argentina visando fortalecer essa presença regional.
Flexibilidade diante das demandas cíclicas
Darius Kajokas,executivo-chefe da empresa-mãe,ressaltou que as soluções oferecidas trarão flexibilidade às companhias brasileiras diante das variações sazonais típicas do setor aéreo. Ele afirmou confiança na capacidade dos serviços prestados para suprir lacunas operacionais mantendo altos padrões de eficiência e confiabilidade.
Liderança local e estrutura administrativa
Desde meados do ano passado quem lidera as operações brasileiras é o engenheiro argentino Esteban Jauregui Lorda. Com experiência prévia nas empresas Avianca Colômbia, Gol Brasil e Aerolíneas Argentinas – onde iniciou sua carreira – ele conduz os trabalhos desde Indaiatuba-SP.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!