quarta-feira, outubro 22, 2025
InícioAmazonasEconomiaNotícias do Amazonas - Aeroportos brasileiros terão áreas dedicadas a passageiros autistas

Notícias do Amazonas – Aeroportos brasileiros terão áreas dedicadas a passageiros autistas

O governo federal anunciou nesta terça-feira (5) a criação de um programa voltado para facilitar o deslocamento de passageiros com transtorno do espectro autista (TEA) e outras neuro divergências nos aeroportos brasileiros. A iniciativa prevê a implantação de 20 salas especiais até 2026, adaptadas para atender os cerca de 200 mil passageiros anuais com essas características.As salas serão acolhedoras e contarão com recursos específicos para promover conforto e segurança durante o trânsito nos terminais.

Programa nacional para apoio a passageiros com TEA

De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, o objetivo do programa é oferecer melhores condições não apenas aos passageiros neuro divergentes, mas também aos seus familiares. O ministro Silvio Costa Filho destacou que essa ação representa um avanço importante no cuidado social no Brasil, ressaltando seu compromisso pessoal ao mencionar ter um afilhado dentro do espectro autista.

Incentivo às concessionárias

Silvio Costa Filho lançou ainda um desafio às concessionárias responsáveis pelos aeroportos: as três primeiras que implementarem as salas receberão reconhecimento especial na premiação dos melhores aeroportos do ano. Essa medida visa estimular a rápida adesão ao programa em todo o país.

Estrutura das salas multissensoriais e medidas complementares

O projeto inclui a instalação de salas multissensoriais que oferecem estímulos visuais, táteis e auditivos para promover relaxamento, concentração e bem-estar dos usuários. Além disso, serão criadas salas de acomodação com estímulos reduzidos destinadas a acolher passageiros durante momentos críticos ou crises.

Capacitação profissional e revisão dos procedimentos

Além da infraestrutura física, estão previstas reavaliações nos procedimentos operacionais tanto em solo quanto em voo para melhorar a experiência desses passageiros. Também será oferecida capacitação específica aos profissionais do setor aéreo, acompanhada por campanhas de conscientização voltadas tanto aos funcionários quanto aos demais viajantes.

Inclusividade garantida

Segundo o ministério, as salas serão acessíveis a todas as faixas etárias e abertas também para pessoas com outras neuro divergências além do TEA. A previsão é que seis dessas unidades estejam disponíveis já no primeiro trimestre de 2025.

Compromisso social da aviação civil brasileira

Durante o lançamento oficial em Brasília, Tomé Franca, secretário Nacional de Aviação Civil, reforçou que o setor tem uma grande responsabilidade social ao proporcionar dignidade e oportunidades às pessoas atendidas pelo programa. Ele ressaltou que cada investimento representa uma chance real de melhorar vidas por meio da inclusão.

Expansão das instalações sensoriais nos aeroportos

Atualmente existem quatro salas multissensoriais instaladas em aeroportos brasileiros. Em novembro será inaugurada mais uma unidade em Natal; até março de 2025 estão previstas seis novas instalações nas principais capitais brasileiras ou terminais com maior fluxo aéreo – tudo sem custos adicionais à União.

Integrada ao programa Viver sem Limites II,essa iniciativa foi inspirada nas experiências bem-sucedidas das concessionárias Zurich Airport nos aeroportos Florianópolis (SC) e Vitória (ES).


Com esse avanço significativo na infraestrutura dos aeroportos nacionais fica claro o compromisso governamental em garantir acessibilidade plena aos passageiros neuro divergentes no Brasil. Para quem busca informações atualizadas sobre ações sociais na região Norte acompanhe as novidades aqui no Portal notícias do Amazonas.

Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares