Um homem de 29 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (29) em Tonantins, interior do Amazonas, acusado de estupro de vulnerável contra a enteada de 11 anos. O crime ocorreu em diversas ocasiões e foi descoberto após denúncia feita pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).A prisão preventiva foi solicitada e cumprida pela Justiça local.
Investigação e denúncia
A equipe policial tomou conhecimento do caso na segunda-feira (27), quando recebeu um relatório elaborado por meio da escuta especializada realizada com a vítima. Conforme o delegado Wellery Aleff, o exame de corpo de delito confirmou os abusos relatados pela menina, que afirmou ter sido violentada pelo padrasto em mais de uma oportunidade.
O pai da vítima informou que no dia 23 de outubro seu filho,um adolescente de 13 anos,revelou à família que a irmã havia sofrido abuso sexual pelo padrasto. Após conversas com a criança abusada, ela confirmou os fatos denunciados.No Creas, durante atendimento psicológico especializado, a menina detalhou como ocorreram os atos criminosos e mencionou inclusive uma conjunção em uma das situações.
Relatos das testemunhas
Além do depoimento da vítima principal, o irmão dela também prestou esclarecimentos durante escuta especializada. Ele contou ter presenciado o padrasto sem roupas na presença da irmã menor. Com base nessas informações e no relato dos familiares ao Conselho Tutelar no dia seguinte à denúncia inicial – 24 de outubro – as autoridades iniciaram as medidas legais para responsabilizar o suspeito.
Medidas judiciais adotadas
Após análise dos elementos apresentados pelas equipes envolvidas na investigação, foi solicitado à Justiça um mandado preventivo contra o homem acusado. O documento judicial foi deferido rapidamente e cumprido nesta quarta-feira no município onde ocorreram os crimes.
O suspeito responderá formalmente por estupro de vulnerável e permanecerá sob custódia enquanto aguarda decisão judicial sobre seu caso.
Conclusão
Este caso reforça a importância da atuação integrada entre órgãos sociais e policiais para proteger crianças vítimas de violência sexual no Amazonas. A colaboração entre familiares,Creas e Conselho Tutelar possibilitou identificar rapidamente as agressões sofridas pela menor em Tonantins.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
