domingo, dezembro 7, 2025
InícioAmazonasEsporteNotícias do Amazonas - Adolescente brasileira de 16 anos é vítima de...

Notícias do Amazonas – Adolescente brasileira de 16 anos é vítima de bombardeio no Líbano

Uma adolescente brasileira de 16 anos, Mirna Raef Nasser, foi vítima dos recentes bombardeios realizados por israel no Líbano durante o conflito com o Hezbollah. Natural de Balneário Camboriú, Mirna retornou ao Oriente Médio ainda bebê com seus pais e faleceu junto com o pai em um ataque aéreo na última segunda-feira (25), no norte do Líbano. Até o momento, o Itamaraty não se manifestou oficialmente sobre a morte da jovem.

Segunda vítima brasileira no conflito entre Israel e Hezbollah

Mirna Raef nasser é considerada a segunda vítima brasileira confirmada na escalada do confronto entre Israel e Hezbollah. O primeiro brasileiro morto foi um adolescente de 15 anos que também perdeu a vida após um ataque aéreo israelense, informação divulgada pelo Itamaraty na quarta-feira (25). A confirmação da morte de Mirna veio por meio do tio da jovem, Ali Hussein Nasser.

Circunstâncias do ataque

De acordo com relatos familiares, Mirna estava em casa acompanhada pelo pai quando foram atingidos pelos bombardeios. “Eles tinham saído pela manhã devido aos ataques mas voltaram para buscar roupas e material escolar. Foi nesse momento que ocorreu o bombardeio”, explicou Ali Hussein Nasser. A mãe e os três irmãos da adolescente não estavam presentes durante o ataque e atualmente estão em Beirute.

Reação familiar

Ali destacou a dor causada pela situação: “O que mais dói é ouvir que os ataques são contra bases militares quando casas e famílias inteiras estão sendo atingidas”. Ele reside em Balneário Camboriú e acompanha angustiado as notícias sobre os ataques no Líbano.

Contexto do conflito entre Israel e hezbollah

Nos últimos dias, Israel intensificou uma série de ataques aéreos contra diversas regiões libanesas como parte das operações contra o Hezbollah – grupo paramilitar apoiado pelo Irã considerado uma das forças mais poderosas do Oriente Médio. Na segunda-feira (23),houve mais de 500 mortes num único dia – número recorde desde a guerra ocorrida em 2006.

Impactos humanitários

Milhares de pessoas fugiram para abrigos ou deixaram cidades localizadas no sul do Líbano devido à escalada dos confrontos. Além disso, há possibilidade real de incursão terrestre israelense na região fronteiriça ao país vizinho.

Origem dos confrontos atuais

O embate atual teve início após ações militares relacionadas à guerra na Faixa de Gaza envolvendo Hamas – aliado ao Hezbollah – que invadiu território israelense em outubro deste ano causando centenas de mortes e sequestros. Como consequência dos bombardeios cruzados nas fronteiras norte israelenses próximas ao Líbano, milhares foram deslocados para áreas seguras dentro daquele país.

Posicionamento oficial brasileiro

O Ministério das Relações exteriores condenou veementemente as hostilidades recentes entre as partes envolvidas no conflito armado no Oriente Médio. Além disso, informou estar avaliando medidas para possível missão humanitária ou resgate aos brasileiros afetados pela crise regional.


Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares