terça-feira, setembro 16, 2025
InícioAmazonasCulturaNotícias do Amazonas - Abertura do Olhar do Norte 2025 com filmes...

Notícias do Amazonas – Abertura do Olhar do Norte 2025 com filmes amazonenses marcantes

O Festival de Cinema da amazônia – olhar do Norte 2025 começa sua sétima edição na quarta-feira, dia 17, às 20h, no Teatro Amazonas. Com entrada gratuita e classificação indicativa a partir de 12 anos, o evento terá como destaque a exibição dos filmes amazonenses “Dia dos Pais”, dirigido por Bernardo Ale Abinader, e “Enquanto O Céu Não Me Espera”, da cineasta Christiane Garcia. A produção é realizada pela Artrupe Produções em parceria com Cine Set e Itaú Cultural Play,contando com o apoio do Governo do amazonas,Atelo e Amazonas Shopping.

Programação diversificada no Olhar do Norte 2025

O festival segue até domingo (21) oferecendo uma programação variada que inclui três mostras competitivas: Amazônia, Outros Nortes e Olhar Panorâmico. Além disso, há a mostra não competitiva chamada Olhinho, voltada para o público infantojuvenil. O evento também apresenta curtas e longas-metragens convidados.

atividades formativas

Paralelamente às exibições cinematográficas, o festival promove atividades formativas como debates, oficinas e masterclasses realizadas em espaços culturais importantes de Manaus: Centro Cultural Palácio Rio Negro, Teatro Gebes Medeiros e Galeria do Largo.

“Dia dos Pais”: crítica à masculinidade em cenário amazônico

O curta-metragem “Dia dos Pais”, que abre as sessões da noite inaugural, retrata uma Manaus tomada pela fumaça das queimadas enquanto explora a complexa relação entre pai e filho interpretados por Denis Lopes e Adanilo. Segundo Bernardo Ale Abinader, diretor e roteirista da obra:

“Dia dos Pais é um filme que vem da minha observação sobre as dificuldades existentes em muitas relações entre pai e filho.”

A produção aborda temas sensíveis como masculinidades tóxicas e bloqueios emocionais masculinos. Foi concebida durante um período crítico de poluição na cidade.Para Abinader,

“Sempre foi um sonho exibir um filme meu no Teatro Amazonas; este festival vai tornar esse sonho realidade.”

“Enquanto O Céu Não Me Espera”: retrato da vida ribeirinha

Complementando a abertura está o longa-metragem “Enquanto O Céu Não Me Espera”, protagonizado pelo ator Irandhir Santos no papel de Vicente – um agricultor que luta para permanecer em seu sítio diante das cheias recorrentes nos rios amazônicos.

Este filme estreou no 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro onde foi indicado em todas as categorias concorridas recebendo elogios tanto da crítica quanto do público. Também participou de festivais internacionais renomados como os realizados em Havana (Cuba) e Capri (Itália).

Christiane Garcia destaca:

“O festival Olhar do Norte é atualmente a principal janela para filmes produzidos na Amazônia.”

Na quinta-feira (18),das 10h às 12h,os diretores participam de debate aberto ao público na Galeria do largo para discutir detalhes sobre as produções.

Impacto social cultural: números expressivos nas edições anteriores

A edição deste ano recebeu inscrições recordes com 832 filmes concorrendo nas mostras competitivas. Nas seis edições anteriores foram alcançados resultados significativos:

  • Mais de cinco mil pessoas presentes fisicamente
  • Cerca de nove mil espectadores online
  • Exibição superior a duzentos curtas-metragens
  • Quatorze longas convidados
  • Quinze rodas de conversa
  • Vinte sessões dedicadas ao debate
  • Quatorze oficinas práticas junto com dez masterclasses

Além disso,o Olhar do Norte mantém iniciativas permanentes como o Olhar do norte Lab – programa focado na capacitação audiovisual – além do Cineclube Olhar do norte que fomenta novos realizadores locais.


Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares