terça-feira, novembro 25, 2025
InícioAmazonasPolíticaMPAM pressiona Prefeitura de Tefé por plano urgente para encerrar lixão irregular

MPAM pressiona Prefeitura de Tefé por plano urgente para encerrar lixão irregular

Promotoria cobra ações imediatas, informações técnicas e articulação entre órgãos ambientais após identificar operação irregular do lixão municipal

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu um procedimento administrativo para monitorar as medidas necessárias à interdição, desativação e recuperação da área onde funciona o lixão de Tefé. A iniciativa segue-se a uma vistoria realizada em julho, quando a Promotoria constatou que o espaço opera sem qualquer tipo de controle ambiental, compactação de resíduos ou tratamento adequado, situação que contraria a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), que determinou a extinção dos lixões desde 2021.

O promotor de Justiça Gustavo Van Der Laars determinou que a prefeitura apresente, amazonas-governo-investiga-tiktok-por-uso-inadequado-de-dados-infantis/” title=”Notícias do … – Governo investiga TikTok por uso inadequado de dados infantis”>em até 20 dias, informações completas sobre o sistema municipal de manejo de resíduos, incluindo medidas emergenciais para restringir as atividades do lixão, ações voltadas aos catadores e detalhes do projeto para implantação de um aterro sanitário.

No mesmo prazo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública deve enviar dados referentes ao licenciamento da área, andamento das obras de desativação, processo de compra de um incinerador e possibilidade de adesão ao programa estadual que incentiva o fim dos lixões.

Além das cobranças ao município, o MPAM requisitou documentos a órgãos ambientais e de fiscalização federal e estadual, como Ipaam, Ibama, Anac e Vigilância Sanitária. Os pedidos incluem laudos técnicos, autos de infração e pareceres sobre riscos sanitários, ambientais e até de segurança aérea — já que a quantidade de urubus atraídos pelo lixão e a proximidade com o aeroporto representam ameaça para operações de voo.

FOTO: Lixão de Tefé-AM/Divulgação

O promotor também convocou uma reunião conjunta com todas as instituições envolvidas, além de representantes dos catadores, e marcou uma nova inspeção presencial. O objetivo é reunir subsídios para a formulação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que obrigue o município a cumprir medidas de correção e fechamento da área.

Para o MPAM, o cenário é considerado crítico, com impactos diretos à saúde da população, potencial contaminação do solo e da água e presença de crianças atuando na coleta de resíduos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares