O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) iniciou uma investigação sobre possíveis fraudes cometidas pela empresa OneFactory Tecnologia da Informação Ltda durante um processo licitatório com o tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O contrato em questão é avaliado em R$ 549.980,00.
A OneFactory, que se dedica ao treinamento em informática e à fabricação de equipamentos tecnológicos, possui um capital social de R$ 20 mil. Os sócios da empresa incluem Marco aurélio Candido da Silva, Rafael Marcilli, Fábio Henrique de castro, Eduardo de Almeida Santos e Eduardo Ribeiro da Silva. O sócio-administrador é Antônio Carlos Costa Andrade.
A apuração foi motivada por indícios encontrados na Notícia de Fato nº 01.2024.00006653-9, que sugere a falsificação de certidões técnicas utilizadas para habilitação e execução dos contratos públicos. A portaria assinada pelo promotor hilton Serra Viana destaca a necessidade de investigar as alegações sobre documentos falsificados emitidos em nome da OneFactory.
Para aprofundar a investigação antes da possível abertura de um inquérito civil, o MP determinou a instauração do Procedimento Preparatório nº 06.2025.00000331-4 e solicitou informações a duas empresas mencionadas nos documentos relacionados à contratação da OneFactory.
O MP requisitou esclarecimentos ao Grupo Med Mais Soluções em Serviços Especiais ltda sobre a autenticidade dos atestados apresentados pela empresa investigada e fez uma solicitação semelhante à Noventiq Internacional Brasil Serviços de Tecnologia da Informação Ltda., também citada como emissora dos documentos técnicos.
Essa ação está alinhada com as normas que conferem ao Ministério Público o dever de proteger o patrimônio público e garantir a moralidade administrativa. A investigação busca determinar se houve uso indevido de documentos falsos para obter vantagens no processo licitatório, configurando assim ato passível das sanções previstas na legislação sobre improbidade administrativa.
Acompanhe as atualizações desta matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!