O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) firmou um acordo de cooperação com a Companhia Amazonense de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos (CADA) na última sexta-feira (4).O objetivo dessa parceria é estabelecer um plano sustentável para a gestão do lixo nos municípios que compõem a região metropolitana de Manaus.
Esse acordo visa facilitar o intercâmbio de informações e o desenvolvimento conjunto de projetos entre o MIDR e o Governo do Amazonas, focando em soluções eficazes para o tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos. Além disso, a iniciativa contempla a participação do setor privado por meio da criação de parcerias público-privadas com o Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS).
Conforme Denilson Campello dos Santos, Diretor do Departamento de Parcerias com o Setor Privado da SNFI, este projeto será estruturado em colaboração com os municípios, podendo ser realizado na forma de consórcio ou diretamente com o estado. “É fundamental contar com o apoio estadual, pois ao estruturar um projeto municipal, não podemos transferir todo risco financeiro ao consórcio. O estado tem capacidade para assumir esses custos”, destacou.
A proposta para a região metropolitana pode servir como um modelo piloto que poderá ser expandido para todos os municípios do Estado do Amazonas. A iniciativa não apenas busca atender uma demanda local urgente, mas também pretende se tornar um exemplo replicável em outras áreas do estado.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!